Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME's

Autores

  • Nilvane Boehm Manthey Doutoranda em Administração pelo do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG da Universidade do Estado de Sasnta Catarina - UDESC Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Miguel Angel Verdinelli Professor Programa de Pós Graduação em Administração da UNIVALI Doutor em Oceanografia pela USP
  • Carlos Ricardo Rossetto Professor Programa de Pós Graduação em Administração da UNIVALI Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC
  • Carlos Eduardo Carvalho Vice Reitor da Universidade do Contestado - UNC Doutor em Administração e Turismo pela UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2413

Palavras-chave:

Desempenho da Inovação de Produto, Escala de Mensuração, Setor Industrial, Pequenas e Médias Empresas.

Resumo

A crescente pesquisa em gestão da inovação incita a necessidade de medir o desempenho proporcionado pelas variadas ações de inovação. No entanto a medição de desempenho da inovação, especialmente da inovação de produto, encontra-se ainda dispersa em uma variedade de modos, seja quanto as suas entradas e saídas e/ou ainda quanto a utilizar-se dados objetivos e subjetivos. A replicação de métodos tradicionais de mensuração do desempenho da inovação de produto que não consideram os diversos resultados da inovação de produtos para a organização, agrava a questão de medida do desempenho da inovação de produto. Neste sentido, o presente estudo visa avaliar a validade e confiabilidade de uma escala multidimensional proposta por Hanachi (2015) que considera medidas de percepção, bem como o desempenho da inovação de produto como um output, para aplicação em Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor industrial. A pesquisa é de caráter descritivo, de tipo survey e com corte transversal. A aplicação da escala de desempenho da inovação do produto foi realizada com 94 gestores de pequenas e médias indústrias do setor têxtil. Para a realização da análise empregou-se os softwares Statistica® e SPSS 2.0 onde se realizaram os testes de unidimensionalidade e confiabilidade dos constructos e posterior aplicação da análise fatorial. O resultado aponta à pertinência e aplicabilidade da escala proposta e disponibiliza uma escala válida para novos estudos que buscarem relacionar desempenho da inovação de produto com outros construtos apresentados na literatura.

 

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Publicado

01.12.2016

Como Citar

Manthey, N. B., Verdinelli, M. A., Rossetto, C. R., & Carvalho, C. E. (2016). Desempenho da inovação de produto: teste de uma escala para aplicação em PME’s. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(4), 43–62. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i4.2413

Edição

Seção

Artigos