Práticas de gestão da qualidade, estratégias competitivas e desempenho inovador na indústria de transformação brasileira

Autores

  • Vivianne Pereira Salas Roldan Centro Universitário Estácio do Ceará, Professora Assistente III
  • Serafim Firmo de Souza Ferraz Programa de Pós-graduação e Controladoria, Mestrado e Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Professor e Pró-Reitor de Gestão de Pessoas.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2434

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Estratégia Competitiva, Inovação, Indústria.

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre orientação estratégica da empresa, práticas de gestão da qualidade e desempenho inovador, no contexto de empresas da indústria de transformação brasileira. A pesquisa é quantitativa, sendo aplicada a estratégia da survey comum a amostra de 65 empresas, com uso de questionário, enviado por e-mail. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de regressão múltipla. Constatou-se que as práticas de TQM Hard são as que exercem maior influência sobre o desempenho inovador, em especial, sobre a inovação por processo. A estratégia de diferenciação tem maior impacto sobre a inovação, do que a estratégia de liderança em custos. Ao mesmo tempo, está mais relacionada com a adoção das práticas de TQM Hard e Soft. Como conclusão, verificou-se que no contexto das empresas investigadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva.

 

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Publicado

01.03.2017

Como Citar

Roldan, V. P. S., & Ferraz, S. F. de S. (2017). Práticas de gestão da qualidade, estratégias competitivas e desempenho inovador na indústria de transformação brasileira. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(1), 69–90. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2434

Edição

Seção

Artigos