Práticas de gestão da qualidade, estratégias competitivas e desempenho inovador na indústria de transformação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2434Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, Estratégia Competitiva, Inovação, Indústria.Resumo
O objetivo geral deste estudo foi analisar a relação entre orientação estratégica da empresa, práticas de gestão da qualidade e desempenho inovador, no contexto de empresas da indústria de transformação brasileira. A pesquisa é quantitativa, sendo aplicada a estratégia da survey comum a amostra de 65 empresas, com uso de questionário, enviado por e-mail. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de regressão múltipla. Constatou-se que as práticas de TQM Hard são as que exercem maior influência sobre o desempenho inovador, em especial, sobre a inovação por processo. A estratégia de diferenciação tem maior impacto sobre a inovação, do que a estratégia de liderança em custos. Ao mesmo tempo, está mais relacionada com a adoção das práticas de TQM Hard e Soft. Como conclusão, verificou-se que no contexto das empresas investigadas, a gestão da qualidade é aplicada como uma das bases de diferenciação, sendo tratada como fonte de vantagem competitiva.
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