A identificação de grupos estratégicos: uma avaliação realizada em franquias mexicanas

Autores

  • Cesario Armando Flores Villanueva Universidad Autónoma de Nuevo León. México.
  • Juan Baldemar Garza Villegas Universidad de Monterrey
  • José Trinidad Olague de la Cruz Universidad Autónoma de Baja California. México.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2352

Palavras-chave:

Strategic groups, Mexican franchises, Factor analysis.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a produção de pesquisas brasileiras em estratégia organizacional que abordam a Teoria dos Custos de Transação (TCT). Como método, optou-se pela realização de uma pesquisa documental e utilização da análise bibliométrica. Foram examinados aspectos metodológicos, palavras-chave, teorias e temas relacionados à TCT, autores e obras mais citados, bem como identificadas lacunas e sugestões para trabalhos futuros. Um dos achados está relacionado à aproximação de duas correntes teóricas: a TCT e a Visão Baseada em Recursos (VBR). Isso reforça o argumento de que é viável uma aproximação da TCT e da VBR no campo da estratégia para a melhor compreensão de um desempenho superior por parte da firma.

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Biografia do Autor

Cesario Armando Flores Villanueva, Universidad Autónoma de Nuevo León. México.

Full time professor at the Autonomous University of Nuevo Leon

Juan Baldemar Garza Villegas, Universidad de Monterrey

Director of Graduate Studies in Engineering UDEMUniversidad de Monterrey UDEM

José Trinidad Olague de la Cruz, Universidad Autónoma de Baja California. México.

Full time professor at the Autonomous University of Baja California

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Publicado

01.06.2017

Como Citar

Flores Villanueva, C. A., Garza Villegas, J. B., & Olague de la Cruz, J. T. (2017). A identificação de grupos estratégicos: uma avaliação realizada em franquias mexicanas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(2), 19–34. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2352

Edição

Seção

Artigos