Estratégias de compensação e sua relação com o compromisso organizacional professores instituições do ensino superior no México

Autores

  • Martha Rios Manriquez Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México.
  • Lízbeth Pérez Rendón Instituto Tecnológico Superior de Purisima del Rincón, Guanajuato, México
  • María Dolores Sánchez-Fernández Universidade da Coruña, España
  • Julián Ferrer Guerra Instituto Tecnológico de Celaya, Guanajuato México.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2455

Palavras-chave:

Strategy, organization, Higher Education Institutions

Resumo

Esta pesquisa analisa o efeito de estratégias de compensação (taxas e salários) tem sobre as dimensões do comprometimento organizacional em professores de Instituições de Ensino Superior (IES), o estudo é descritivo, com uma análise de variância com um fator (Anova), feita para 209 professores na Área Metropolitana Laja Bajio em Guanajuato, México, utilizando variáveis (comprometimento afetivo, normativo e contínua), o instrumento proposto por Meyer e Allen (1997). Os resultados mostram que a estratégia de compensação por meio de salários aumenta o compromisso afetivo, reduzindo o compromisso contínuo. Em comparação com a estratégia de compensação por meio de taxas, professores assalariados têm um maior sentimento de apego e compromisso de fazer o seu trabalho e menos sensação de "ter que" ficar na instituição apenas pela necessidade de um trabalho.

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Biografia do Autor

Martha Rios Manriquez, Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México.

Profesora investigadora del Campus Celaya-Salvatierra de la Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México.

Lízbeth Pérez Rendón, Instituto Tecnológico Superior de Purisima del Rincón, Guanajuato, México

Docente del programa de ingeniería en Gestión Empresarial. Instituto Tecnológico Superior de Purisima del Rincón, Guanajuato, México

María Dolores Sánchez-Fernández, Universidade da Coruña, España

Doctora por la Universidade da Coruña. Profesora e Investigadora Universidade da Coruña. España

Julián Ferrer Guerra, Instituto Tecnológico de Celaya, Guanajuato México.

Profesor Investigador del Instituto Tecnológico de Celaya, Guanajuato México.

Publicado

01.06.2017

Como Citar

Rios Manriquez, M., Pérez Rendón, L., Sánchez-Fernández, M. D., & Ferrer Guerra, J. (2017). Estratégias de compensação e sua relação com o compromisso organizacional professores instituições do ensino superior no México. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(2), 90–103. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2455

Edição

Seção

Artigos