Estratégias de compensação e sua relação com o compromisso organizacional professores instituições do ensino superior no México
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2455Palavras-chave:
Strategy, organization, Higher Education InstitutionsResumo
Esta pesquisa analisa o efeito de estratégias de compensação (taxas e salários) tem sobre as dimensões do comprometimento organizacional em professores de Instituições de Ensino Superior (IES), o estudo é descritivo, com uma análise de variância com um fator (Anova), feita para 209 professores na Área Metropolitana Laja Bajio em Guanajuato, México, utilizando variáveis (comprometimento afetivo, normativo e contínua), o instrumento proposto por Meyer e Allen (1997). Os resultados mostram que a estratégia de compensação por meio de salários aumenta o compromisso afetivo, reduzindo o compromisso contínuo. Em comparação com a estratégia de compensação por meio de taxas, professores assalariados têm um maior sentimento de apego e compromisso de fazer o seu trabalho e menos sensação de "ter que" ficar na instituição apenas pela necessidade de um trabalho.Downloads
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Publicado
01.06.2017
Como Citar
Rios Manriquez, M., Pérez Rendón, L., Sánchez-Fernández, M. D., & Ferrer Guerra, J. (2017). Estratégias de compensação e sua relação com o compromisso organizacional professores instituições do ensino superior no México. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(2), 90–103. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i2.2455
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