O Turnaround da empresa com foco em recursos e capacidades: um estudo de caso no negócio de alimentos

Autores

  • Carlos Vinnicius Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2507

Palavras-chave:

Indústria Alimentícia, Declínio, Turnaround, Criação de Valor, Visão Baseada em Recursos.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar o que ocorre com os recursos e capacidades estratégicos envolvidos em um processo de turnaround visando à criação de valor para os clientes da empresa, sob a perspectiva da Visão Baseada em Recursos – VBR. Foi adotado o método de pesquisa qualitativo de caráter exploratório descritivo para o estudo de caso de uma empresa que é uma das principais multinacionais que operam globalmente no mercado de ingredientes para indústria de alimentos, atuando no segmento empresa-empresa. Foram entrevistados oito executivos da área de vendas, marketing, pesquisa e desenvolvimento, precificação e lucratividade e de cadeia de suprimentos que atuavam na empresa na época em que ocorreu o turnaround, com a aplicação de um roteiro padronizado com perguntas abertas. Os dados foram tratados com a utilização da Análise de Conteúdo. Foi constatado que a dificuldade para perceber as mudanças do mercado ocasionadas pelo aumento da concorrência e dos custos dos produtos, e o desconhecimento das necessidades dos clientes, se destacaram como as causas do declínio, ambas atribuídas à deficiência da gestão da empresa em antever e adaptar as estratégias às mudanças do cenário externo. O início do turnaround se deu com mudanças na equipe de liderança da empresa que provocou a revisão das estratégias que possibilitaram a retomada da vantagem competitiva. Os resultados da pesquisa indicam que os recursos, equipe comercial e conhecimento técnico, e as capacidades, mudança de mindset e sinergia entre as áreas da empresa, foram decisivos para o sucesso das estratégias adotadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas do Centro de Ciências Sociais e APlicadas da Universidae Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

01.09.2017

Como Citar

Silva, C. V., & Marcondes, R. C. (2017). O Turnaround da empresa com foco em recursos e capacidades: um estudo de caso no negócio de alimentos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(3), 39–54. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2507

Edição

Seção

Artigos