Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina

Autores

  • Ricardo Antonio de Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Simone Sehnem Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2508

Palavras-chave:

Estratégia, Instituição de Ensino Superior, LDB 9.394/96.

Resumo

O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Antonio de Marco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Atua como vice-reitor na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) Campus Chapecó/SC

Gleberson de Santana dos Santos, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Mestre em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), bacharel em Administração com habilitação em Gestão de Negócios pelo Instituto de Educação Superior Unyahna Salvador, pós graduado em Gestão Financeira e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Atua como professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Simone Sehnem, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Permanente do Doutorado Acadêmico em Administração e Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e no mestrado acadêmico da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

01.09.2017

Como Citar

Marco, R. A. de, Santos, G. de S. dos, & Sehnem, S. (2017). Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(3), 69–89. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2508

Edição

Seção

Artigos