Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? – um estudo em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i3.2508Palavras-chave:
Estratégia, Instituição de Ensino Superior, LDB 9.394/96.Resumo
O objetivo deste trabalho é conhecer o processo de formação de estratégia das IES localizadas no Estado de Santa Catarina, sob quatro enfoques teóricos: processo planejado, negociado, construção permanente e de mudanças, a partir da introdução e repercussão da LDB 9.394/96. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu abordagem quantitativa, com uso do método survey. Quanto à natureza se classifica como descritiva, exploratória e explicativa. Constituiu instrumento de coleta questionário composto por 41 questões fechadas do tipo Likert de cinco pontos e dois quadros associativos para os respondentes numerarem por ordem de importância as condicionantes para a formação de estratégias. Os questionários foram distribuídos durante o período de março e abril de 2011, às 61 IES catarinenses, não obtendo retorno de 20 instituições. Os dados foram tabulados e receberam tratamento estatístico através do software Statistical Package for the Social Sciences – SPSS versão 20.0, fazendo-se uso da estatística multivariada para fins de análise. Os resultados remontam que o processo de formação de estratégia é fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral e que as IES percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado. Este estudo proporcionou melhor compreensão de como as estratégias em IES são formadas face às condições ambientais e as escolhas que os dirigentes fazem para cumprir seus propósitos, visto que o desempenho por elas apresentado tem forte relação com as políticas administrativas adotadas, mas principalmente pelas implicações que as decisões estratégicas adotadas têm contribuído para sua evolução.
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