Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta

Autores

  • Wilian Gatti Junior University of Calgary, Albtra, Canada
  • Marcio Luiz Marietto ESTG – Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2512

Palavras-chave:

Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas, Pilares Institucionais

Resumo

Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilian Gatti Junior, University of Calgary, Albtra, Canada

Doutor em Administração pela USP e Doutorando em Learning Sciences pela University of Calgary

Marcio Luiz Marietto, ESTG – Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy

Doutor em Adminsitração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP;

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

Gatti Junior, W., & Marietto, M. L. (2017). Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(4), 110–116. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2512

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos