Como pode um peixe vivo viver fora do Brasil? O caso peixonauta
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2512Palavras-chave:
Mercado de Animações, Estratégia para Pequenas Empresas, Pilares InstitucionaisResumo
Este trabalho propõe demonstrar, por meio de um estudo de caso, como uma pequena empresa brasileira da indústria de animação operacionalizou a produção e comercialização nacional e internacional, com exportação para mais de 60 países, de seu produto: a serie Peixonauta. O Brasil, historicamente consumidor desses produtos, não desenvolveu sua indústria de animação. A TV Pinguim operacionalizou uma alternativa a esta situação demonstrando que é possível produzir localmente animações de qualidade internacional. A pesquisa demonstrou que a empresa baseou suas competências estratégicas na condução do projeto considerando a manutenção do foco na atividade de criação e, principalmente, na capacidade de identificar, utilizar e influenciar fatores governamentais e de mercado, imersos em seu ambiente contextual de referência. Para tanto, apresentamos os conceitos de Pilares Institucionais e Internacionalização, pois consideramos que a compreensão destes conceitos proporciona uma base solida para gestores de pequenas empresas que pretendem internacionalizar seus produtos. Também entendemos que a conceptualização teórica e o caso apresentado contribuem para que os gestores de pequenas empresas aumentem sua percepção de oportunidades institucionais e governamentais que cercam seus negócios.
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