As competências e a estratégia corporativa estão alinhadas? Um estudo exploratório em fabricantes de aço no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i4.2536Palavras-chave:
Competências Essenciais, Mapeamento de Competências, Estratégia Corporativa, Alinhamento de Recursos Críticos, Visão da Empresa Baseada em Recursos.Resumo
Neste estudo qualitativo e exploratório, foi realizada uma medição do alinhamento de competências com a estratégia corporativa em nove usinas siderúrgicas, utilizando uma metodologia desenvolvida especificamente para esse fim. A receita combinada das empresas na amostra representa quase todo o mercado siderúrgico brasileiro (97%). Quatro empresas ("grandes e alinhadas"), que representam 82% do aço produzido no país, indicam o alinhamento total das competências com suas estratégias. Duas empresas ("pequenas e parcialmente alinhadas") representam 4% do mercado e tentam conciliar a estratégia corporativa de orientação tecnológica com o desempenho operacional de curto prazo que lhes é imposto pelo ambiente empresarial. Em contraste com este último, três empresas ("pequenas e não alinhadas"), com 11% da quota de mercado combinada, se preocupam principalmente com o desempenho em termos de produtividade, sem ter sinergia com a estratégia corporativa. A principal contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia específica para operacionalizar o mapeamento de competências essenciais, a fim de facilitar a mobilização de recursos para apoiar estratégias de negócios.
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