Influência da Internacionalização e da Governança Corporativa na Responsabilidade Social Corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i3.2767

Palavras-chave:

Internacionalização, Governança corporativa, Responsabilidade Social Corporativa

Resumo

Objetivo: Analisar a influência          da internacionalização e da governança corporativa na responsabilidade social corporativa das maiores empresas brasileiras.

Método: A pesquisa de natureza quantitativa e descritiva, adotou a coleta de dados secundários referentes a responsabilidade social corporativa, internacionalização e governança das 100 maiores empresas brasileiras, entre os anos de 2015 e 2017. Os dados foram tratados por meio dos testes de diferença entre médias (t de student) e análise de regressão linear múltipla com dados em painel.

Originalidade / Relevância: A pesquisa contribui na evidenciação de fatores de estratégia e gestão organizacional que influenciam a adoção de práticas de responsabilidade social corporativa em empresas brasileiras.

Resultados: Os resultados relevaram que as empresas, com maior nível de internacionalização e com maior governança, estão propensas a ser mais socialmente responsáveis. Tais resultados, demonstraram que o nível de responsabilidade social das empresas aumenta à medida que possuem investidores estrangeiros com participação no capital social, estão listadas em bolsa de valores e emitem ADRs, assim como quando apresentam maior índice de governança.

Contribuições teóricas / metodológicas: Contribuímos para o estabelecimento da relação entre responsabilidade social corporativa, governança e internacionalização em empresas brasileiras, campo ainda carente de investigações.  A construção das variáveis colabora para estudos futuros com essas temáticas.

 

 

Contribuições sociais / para a gestão: Ao relacionarmos os três construtos, fornecemos pistas para empresas que buscam incrementar suas práticas de responsabilidade social e governança, como forma de atender a um grupo ainda maior de stakeholders conquistados através da internacionalização.

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Biografia do Autor

Antonio Rodrigues Albuquerque Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestre em Administração e Controle pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil). Especialista em Controladoria e Auditoria Contábil e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

André Luiz Castro de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestrando em Administração e Controladoria - PPAC / UFC. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará.

Hitalo da Silveira Lopes, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Mestrando em Administração e Controladoria - PPAC pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil).

Daniel Barboza Guimarães, Universidade Federal do Ceará- UFC.

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Ceará, (Brasil).

Vera Maria Rodrigues Ponte, Universidade Federal do Ceará - UFC.

Doutora em Ciências Contém pela Universidade de São Paulo -  USP, São Paulo, (Brasil).

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Publicado

25.07.2019

Como Citar

Albuquerque Filho, A. R., Castro de Sousa, A. L., Lopes, H. da S., Guimarães, D. B., & Rodrigues Ponte, V. M. (2019). Influência da Internacionalização e da Governança Corporativa na Responsabilidade Social Corporativa. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(3), 397–419. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i3.2767

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Seção

Artigos