Modelo de Maturidade e Auditoria da Gestão da Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas (SMES) Brasileiras

Autores

  • Frederico Cesar Mafra Pereira Centro Universitário UNA
  • Ricardo Vinícius Dias Jordão Fundação Pedro Leopoldo - FPL
  • Nancy Rosa Matos Universidad ESAN
  • Aulus Vinícius de Almeida Faculdade Arquidiocesana de Curvelo - FAC

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i3.2787

Palavras-chave:

Hexágono da Inovação para SMEs, Auditoria e Gestão da Inovação, Grau de Maturidade em Inovação, Micro, Pequenas e Médias Empresas (SMEs)

Resumo

Objetivo do estudo: Analisar o grau de gestão da inovação e propor modelo de maturidade para SMEs brasileiras.


Metodologia/abordagem: Estudo comparativo de casos de abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva e aplicada, para SMEs brasileiras; utilizados os métodos dedutivo e indutivo e a triangulação de dados para análise e proposição do modelo.


Originalidade/Relevância: Desafio de se compreender, em profundidade, os fatores críticos e os relacionamentos entre a inovação, o desempenho e a competitividade das SMEs, importantes para sua sobrevivência, crescimento e desenvolvimento, especialmente em economias emergentes como a brasileira.


Principais resultados: (i) a despeito das dificuldades práticas de gestão da inovação e da ausência de uma estratégia formal em algumas SMEs para incentivar e suportar os processos inovativos, essas se relacionam direta e indiretamente com o desempenho e a competitividade dessas empresas; (ii) o grau de maturidade da inovação é i           nfluenciado pelas características das SMEs e de seus gestores, e a auditoria e a gestão da inovação ampliam a sua capacidade de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento empresarial.


Contribuições teóricas/metodológicas: (i) teóricas, ao colaborar para preencher a lacuna supramencionada e ampliar o conhecimento sobre o tema no âmbito das SMEs; (ii) aplicadas, ao propor um framework específico para auditoria e aferição do grau de maturidade da inovação em SMEs, a partir de referencial validado pela literatura internacional.


Contribuições sociais / para a gestão: O modelo proposto traz contribuições gerenciais por refinar a práxis das SMEs quanto à gestão da inovação, oferecendo a empresas em situações similares uma oportunidade de benchmarking competitivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Cesar Mafra Pereira, Centro Universitário UNA

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG, Minas Gerais, (Brasil). Professor adjunto do Mestrado Profissional em Administração (MPA) do Centro Universitário - UNA.

Ricardo Vinícius Dias Jordão, Fundação Pedro Leopoldo - FPL

Doutorando em PhD in Economics and Law pela Swiss Management Center - SMC, (Suiça). Editor Associado do Journal The Bottom Line (Emerald) e Diretor do Academic Board of the Latin American Council of Management Schools (CLADEA). Professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo - FPL Educacional

Nancy Rosa Matos, Universidad ESAN

Professora da Universidad ESAN, (Peru).

Aulus Vinícius de Almeida, Faculdade Arquidiocesana de Curvelo - FAC

Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo - FPL, Minas Gerais, (Brasil). Professor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo - FAC, Minas Gerais.

Downloads

Publicado

25.07.2019

Como Citar

Mafra Pereira, F. C., Jordão, R. V. D., Matos, N. R., & Almeida, A. V. de. (2019). Modelo de Maturidade e Auditoria da Gestão da Inovação em Micro, Pequenas e Médias Empresas (SMES) Brasileiras. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 18(3), 460–481. https://doi.org/10.5585/ijsm.v18i3.2787

Edição

Seção

Artigos