Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20638

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Orientação empreendedora, Cervejarias artesanais, Regionalidade.

Resumo

Objetivo do estudo: Compreender a orientação empreendedora de cervejarias artesanais situadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Especificamente, objetiva-se caracterizar a trajetória histórica de criação e desenvolvimento das cervejarias artesanais estudadas; e identificar a formação da orientação empreendedora em cada caso pesquisado, levando em consideração as categorias teóricas pertinentes à referida abordagem.

Metodologia/abordagem: Estudo de casos múltiplos com cervejarias da região. Foram realizadas quatro entrevistas com empreendedores seguidas por uma análise de conteúdo, além da triangulação de dados com observação passiva das empresas estudadas e análise documental.

Originalidade/Relevância: O estudo aborda a orientação empreendedora com um foco regional dentro de um setor que está em crescimento e ainda é pouco estudado sob a ótica do empreendedorismo.

Principais resultados: Devido à competitividade local as empresas investigadas apresentaram uma composição das dimensões da orientação empreendedora com a predominância da proatividade, seguida pela inovação, e um nível menor de assunção de riscos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Ao explorar o enfoque da regionalidade como um recurso metodológico, possibilitou o acesso a diferentes dinâmicas estratégicas e empreendedoras das organizações estudadas, ressaltando tanto semelhanças como diferenças em termos de orientação empreendedora em uma perspectiva regional.

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Biografia do Autor

Ian Porto Coimbra, Universidade Federal de Uberândia

Graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas.

MBA em negócios internacionais pela FGV.

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia.

Interesse nas áreas de empreendedorismo, micro e pequenas empresas, internacionalização de empresas e inovação.

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Uberândia

Qualificação: 

Doutor em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA).

Formação: 

Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal de Uberlândia (FACES/UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios/Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU). Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações - NEOrg (FACIP/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão como Prática Social (NEGEP/DAE/UFLA). Editor de sessão da Revista Organizações Rurais & Agroindustriais (UFLA). Revisor de artigos para periódicos e eventos científicos internacionais e nacionais. Possui interesse nas temáticas: Empreendedorismo; Empresas Familiares; Estratégia; Inovação; Estudos Organizacionais.

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Publicado

07.07.2022

Como Citar

Coimbra, I. P., & Borges, A. F. (2022). Orientação empreendedora e as cervejarias artesanais de Belo Horizonte. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 21(1), e20638. https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20638

Edição

Seção

Artigos