Estratégias para a Transformação Digital do Varejo: um estudo de caso de uma grande rede de lojas de calçados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.25705

Palavras-chave:

estratégias deliberadas e emergentes, capacidades digitais, transformação digital, OKR (Objectives and Key Results)

Resumo

Objetivo do estudo: Este artigo avaliou o processo de desenvolvimento de estratégias para a transformação digital de uma organização do varejo calçadista, durante a pandemia do COVID-19. Considera-se que as novas estratégias podem ter contribuído para o desenvolvimento de novas capacidades digitais.

Metodologia: Utilizou-se pesquisa qualitativa com o método de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e documentos, aplicando a análise de conteúdo com definição de categorias mistas.

Originalidade/Relevância: O artigo traz uma proposta de esquema interpretativo para entendimento dos processos e práticas de formulação e adoção de estratégias para a Transformação Digital.

Principais resultados: Os resultados da pesquisa demonstram que o enfrentamento da pandemia do COVID-19 contribuiu para uma mudança de posicionamento da organização e a adoção de novas estratégias (emergentes e deliberadas), novas capacidades e desenvolvimento da transformação digital.

Contribuições teóricas/metodológicas: o artigo contribui para endereçar potenciais lacunas do domínio específico da pesquisa da estratégia como prática por meio de um caso empírico em um contexto de crise e acelerada transformação digital.

Contribuições sociais para a gestão: A organização pesquisada promoveu mudanças estratégicas e com resultados econômicos expressivos, adotando novas metodologias, como o uso dos OKRs ao seu processo estratégico existente. Esta compreensão pode auxiliar negócios do varejo na aceleração da transformação digital como forma de enfrentar contingências.

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Biografia do Autor

Diocelio Dornela Goulart, Fundação Dom Cabral (FDC) / Belo Horizonte, MG

Mestre em Administração - PUC Minas. Professor FDC - Fundação Dom Cabral. Belo Horizonte - MG - Brasil

Rodrigo Baroni de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas / Belo Horizonte, MG

Pós Doutor em Ciência da Informação - Universidade de Toronto. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas. Belo Horizonte - MG - Brasil

João Paulo de Souza Castro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas / Belo Horizonte, MG

Mestre em Administração - PUC Minas. PUC Minas

Liliane de Oliveira Guimarães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas / Belo Horizonte, MG

Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas da FGV/SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas. Belo Horizonte - MG - Brasil

Bianka Alves Pinheiro de Assis Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas / Belo Horizonte, MG

Mestranda em Administração - PUC Minas. PUC Minas. Belo Horizonte - MG - Brasil

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Publicado

12.08.2024

Como Citar

Dornela Goulart, D., Carvalho, R. B. de, Castro, J. P. de S., Guimarães, L. de O., & Pereira, B. A. P. de A. (2024). Estratégias para a Transformação Digital do Varejo: um estudo de caso de uma grande rede de lojas de calçados. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 23(2), e25705. https://doi.org/10.5585/2024.25705

Edição

Seção

Artigos