Uso responsável dos dados de usuários pela empresa Meta: proteção de dados e o impacto na formação de bolhas de pensamento
DOI:
https://doi.org/10.5585/13.2024.26146Palavras-chave:
Plataforma Meta, bolhas de filtro, Lei Geral de Proteção de DadosResumo
Este estudo examina as práticas de coleta, uso e compartilhamento de dados pela empresa Meta à luz da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da teoria das "bolhas de filtros". Adotando uma abordagem mista (quali-quanti), a pesquisa combina análise documental, bibliográfica e algoritmos de frequência textual para examinar políticas de privacidade e impacto de algoritmos de personalização. Foram analisadas a LGPD e as políticas de privacidade da Meta, com destaque para a coleta de dados e uso em algoritmos de personalização. Os resultados indicam que, apesar de esforços para atender à legislação, a utilização de dados para monetização contradiz os princípios de transparência e privacidade, contribuindo para a formação de "bolhas". Publicações científicas pós-2020 destacam a relevância do tema em áreas como Fake News e Inteligência Artificial. Conclui-se que é essencial equilibrar inovação, proteção de dados e diversidade informativa, promovendo o uso ético dos dados diante dos desafios relacionados à formação de "bolhas de filtros".
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