ESQUECIMENTO E MEMÓRIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Flávia Piva Almeida Leite Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo
  • Monica Walter Rodrigues Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i1.298

Palavras-chave:

esquecimento, direitos de personalidade, memória

Resumo

O direito ao esquecimento ganhou espaço na mídia e trouxe à tona questões relativas à privacidade, liberdade de expressão e direito à informação, cuja ponderação revela-se tendente à proteção aos aspectos da personalidade na sociedade da informação. Entretanto, três aspectos devem ser lembrados: o primeiro; a apontar a relação existente entre a memória e a política, que pode ser pensada a partir dos estudos sobre a memória coletiva apresentada por Halbwachs (1950) e da perspectiva de memória e esquecimento em Nietzsche e Arendt, o que desafia a uma reflexão acerca do interesse público quanto a fatos que compõe a memória coletiva, o segundo; relacionado à analogia entre a memória humana e a memória de máquina a fim de compará-las em duas disposições ao esquecimento e, terceiro; relativo aos interesses políticos e econômicos internacionais presentes nas proposições normativas no contexto de um mercado formado por grandes corporações que se apropriam dos dados presentes na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Piva Almeida Leite, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo

Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica – PUC – São Paulo/SP, Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino – ITE – Bauru /SP, Pós graduada em Gerente de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – São Paulo – SP. Professor do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação. Pesquisadora da UniFMU e UERJ. Avaliadora do CONPEDI.

Monica Walter Rodrigues, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo

Mestranda no Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, especialista em Direito do Entretenimento e Comunicação Social pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, bacharel em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e docente no Centro Paula Souza de Educação Tecnológica do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

LEITE, Flávia Piva Almeida; RODRIGUES, Monica Walter. ESQUECIMENTO E MEMÓRIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–117, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i1.298. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9068. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos