“Diante da Lei”: Kafka, Justiça e Direito

Autores

  • Carolina de Albuquerque USP Universidade de São Paulo Uninove Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i2.263

Palavras-chave:

Justiça, Direito, Kafka

Resumo

Este artigo analisa o texto de Franz Kafka intitulado “Diante da lei” no que este pode ser correlacionado às questões de Direito e de Justiça. Além disso, efetuamos interpretações tendo como parâmetro analítico as abordagens teóricas de Jacques Derrida e Giorgio Agamben também sobre Direito e Justiça, com a pretensão de realizar um diálogo entre esses autores e o parâmetro kafkaniano. Concluímos pela existência de um diálogo pertinente entre os conceitos de intangibilidade, de Kafka, de justiça como aporia, de Derrida e potência, de Agamben.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina de Albuquerque, USP Universidade de São Paulo Uninove Universidade Nove de Julho

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada, Esalq/CENA, Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), é Professora de Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional e Ambiental, leciona na Universidade Nove de Julho (Uninove) e na Pós-Graduação da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron). E-mail: carolinadealbuquerque@yahoo.com.br, calbuquerque@usp.br.

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

DE ALBUQUERQUE, Carolina. “Diante da Lei”: Kafka, Justiça e Direito. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 391–409, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i2.263. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9088. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos