HARMONIZAÇÃO LEGISLATIVA NA NOVA REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO

Autores

  • Kharen Kelm Herbst Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Francisco Carlos Duarte Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v4i1.211

Resumo

Na história dos mercados financeiros e sua crescente globalização prevaleceram os pilares do liberalismo e da autorregulação, mas este cenário começa a mudar após a crise econômica de 2008. As práticas abusivas da financeirização ocasionaram uma crise sem precedentes e tornaram explícita a necessidade de se controlar a atuação dos agentes econômicos. Essa limitação ao domínio dos mercados reafirma a força do poder político frente ao poder econômico. Governantes do mundo todo passaram a se dedicar à construção de uma eficiente regulação financeira, e a questão que emerge é: como conservar a competitividade global de cada país diante destas limitações? A única saída será adotar uma harmonização legislativa, dentro da qual os países possam competir a partir de uma igualdade de condições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kharen Kelm Herbst, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Acadêmica de Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pesquisadora bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Francisco Carlos Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universitá di Lecce – Itália e pela Universidad de Granada – Espanha. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

HERBST, Kharen Kelm; DUARTE, Francisco Carlos. HARMONIZAÇÃO LEGISLATIVA NA NOVA REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.5585/rtj.v4i1.211. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9165. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos