A Mídia e a Sustentabilidade Social: Os Entraves Econômico-financeiros e a Necessidade de Promoção de uma Consciência Ecológica

Autores

  • Bruno Mello Corrêa de Barros Centro Universitário Franciscano -UNIFRA
  • Daniela Richter Universidade Federal de Santa Catarina/UFS .

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i2.94

Palavras-chave:

mídia, sustentabilidade, intervenção econômica

Resumo

O presente artigo versa sobre a necessidade de difusão de informação e conhecimento ambiental por parte dos veículos de comunicação, bem como a ausência de discussão e consciência sobre os recursos naturais. O artigo objetiva, especificamente, demonstrar a carência de exploração da temática ecológica e sustentável por parte da mídia tradicional e dos novos veículos que difundem a informação e o conhecimento. Além disso, procura promover uma análise acerca da intervenção econômica e mercadológica que o setor financeiro e publicitário realiza sobre as empresas midiáticas e de comunicação do país, interferindo diretamente nas agendas concernentes à pauta ambiental. Justifica-se a análise deste tema devido à atualidade e aos vários questionamentos e divergências que lhe acompanham, visto a sobrecarga do ecossistema quanto à escassez dos recursos naturais e a necessidade da questão ambiental ser tratada de forma integrada e abrangente. Para o estudo, utilizou-se o método dedutivo.

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Biografia do Autor

Bruno Mello Corrêa de Barros, Centro Universitário Franciscano -UNIFRA

Acadêmico do 9º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador na área das novas mídias e regulação dos meios de comunicação social.

Daniela Richter, Universidade Federal de Santa Catarina/UFS .

Advogada. Professora do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA e da Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES. Doutoranda pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFS (danielarichter@ibest.com.br).

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Publicado

2013-12-21

Como Citar

BARROS, Bruno Mello Corrêa de; RICHTER, Daniela. A Mídia e a Sustentabilidade Social: Os Entraves Econômico-financeiros e a Necessidade de Promoção de uma Consciência Ecológica. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 404–420, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i2.94. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9203. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos