A Crise do Judiciário e a Eficácia da Conciliação nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís-Ma

Autores

  • Allisson Guimarães Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i1.25

Resumo

A conciliação constitui um meio alternativo para complementar a prestação da tutela jurisdicional do Estado e buscar a resolução dos litígios dos cidadãos. A evolução da justiça privada para a justiça estatal e o fortalecimento do poder do Estado, somados a adoção de mecanismos que promovem a função quase exclusiva de ente pacificador de conflitos, trouxeram à tona a percepção de que o Estado tem falhado em sua missão pacificadora diante de novas realidades que encarecem e custeiam os processos judiciais, ocasionando uma verdadeira Crise no Judiciário. Desse modo, a pesquisa analisou criticamente a eficácia da conciliação como um meio de resolução de conflitos nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís - MA, utilizando como amostra de estudo os acordos provenientes da Semana Nacional de Conciliação 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allisson Guimarães, Universidade Federal do Maranhão

Discente do 6° período do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista pesquisador do Programa de Educação Tutorial em Direito (PET/Direito) da Universidade Federal do Maranhão. Estagiário do Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Maranhão.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

GUIMARÃES, Allisson. A Crise do Judiciário e a Eficácia da Conciliação nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís-Ma. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 142–161, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i1.25. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9764. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos