A Crise do Judiciário e a Eficácia da Conciliação nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís-Ma

Authors

  • Allisson Guimarães Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v2i1.25

Abstract

A conciliação constitui um meio alternativo para complementar a prestação da tutela jurisdicional do Estado e buscar a resolução dos litígios dos cidadãos. A evolução da justiça privada para a justiça estatal e o fortalecimento do poder do Estado, somados a adoção de mecanismos que promovem a função quase exclusiva de ente pacificador de conflitos, trouxeram à tona a percepção de que o Estado tem falhado em sua missão pacificadora diante de novas realidades que encarecem e custeiam os processos judiciais, ocasionando uma verdadeira Crise no Judiciário. Desse modo, a pesquisa analisou criticamente a eficácia da conciliação como um meio de resolução de conflitos nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís - MA, utilizando como amostra de estudo os acordos provenientes da Semana Nacional de Conciliação 2012.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Allisson Guimarães, Universidade Federal do Maranhão

Discente do 6° período do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Bolsista pesquisador do Programa de Educação Tutorial em Direito (PET/Direito) da Universidade Federal do Maranhão. Estagiário do Ministério Público Federal, Procuradoria da República no Maranhão.

Published

2013-07-25

How to Cite

GUIMARÃES, Allisson. A Crise do Judiciário e a Eficácia da Conciliação nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais de São Luís-Ma. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 142–161, 2013. DOI: 10.5585/rtj.v2i1.25. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9764. Acesso em: 2 jul. 2024.