DIREITOS HUMANOS DO TRABALHADOR E OS LIMITES AO EXERCÍCIO DO PODER DE DIREÇÃO: O DANO EXISTENCIAL NO ÂMBITO DO DIREITO DO TRABALHO

Autores

  • Eddla Karina Gomes Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA
  • Élida Raianne Pedroza de Castro Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v7i1.356

Palavras-chave:

Dano. Trabalho. Dignidade.

Resumo

O dano existencial é a ofensa à integridade física e/ou psíquica de um indivíduo que, no âmbito das relações de trabalho, tem como sujeito passivo o trabalhador. Diante do crescente contexto de violação à dignidade dos trabalhadores no Brasil, é relevante a discussão sobre o dano existencial na seara trabalhista e sua repercussão no gozo de direitos fundamentais. Isto porque excessos no exercício do poder de direção acabam por ampliar deliberadamente o estado de subordinação do empregado. Neste sentido, desenvolver-se-á uma pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o dano existencial no Brasil, atentando para a posição assumida pela Justiça do Trabalho. Em sede de conclusão, observa-se que a jurisprudência brasileira tem admitido o reconhecimento da aplicabilidade do conceito de dano existencial, sobremaneira em face da necessidade premente do desestímulo de práticas desta natureza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eddla Karina Gomes Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO - UFERSA

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), mestra em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba (2010), possui máster em Gênero e Políticas de Igualdade pela Universidad de Valencia (Espanha). É especialista em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009) e graduada em Direito pelo Cento Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, lotada no Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais (DACS). Concentra linhas de pesquisa na área de Direitos Humanos e Sociais, especificamente nas temáticas de garantias trabalhistas, igualdade de gênero, políticas públicas, economia solidária, cooperativismo, mediação de conflitos e agroecologia.

Élida Raianne Pedroza de Castro, Universidade Regional do Cariri

Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário

Publicado

2018-04-27

Como Citar

GOMES PEREIRA, Eddla Karina; PEDROZA DE CASTRO, Élida Raianne. DIREITOS HUMANOS DO TRABALHADOR E OS LIMITES AO EXERCÍCIO DO PODER DE DIREÇÃO: O DANO EXISTENCIAL NO ÂMBITO DO DIREITO DO TRABALHO. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 71, 2018. DOI: 10.5585/rtj.v7i1.356. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/8995. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos