A NOVA TEORIA DAS INCAPACIDADES

Autores

  • Maria Helena Diniz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/rtj.v5i2.426

Resumo

Este estudo procura analisar o impacto causado no direito brasileiro pela Lei n. 13.146/2015 no que atina à tormentosa questão da capacidade do portador de deficiência e das medidas protetivas extraordinárias, que são a curatela e a tomada de decisão apoiada, procurando ressaltar o respeito à dignidade do deficiente como ser humano e à sua autonomia da vontade, em busca de sua inclusão social, provocando, para tanto, uma revolucionária reconstrução da teoria das incapacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Maria Helena Diniz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, São Paulo

Mestre e doutora em Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Livre docente e titular de direito civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, por concurso de títulos e provas. Professora de Direito Civil no curso de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Professora de Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito e Direito Civil Comparado nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil Comparado nos cursos de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Membro da Academia Paulista de Direito (cadeira 62-patrono Oswaldo Aranha Bandeira de Mello); da Academia Notarial Brasileira (cadeira 16-patrono Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda), do Instituto dos Advogados de São Paulo e do Instituto de Direito Comparado Luso-brasileiro. Presidente do Instituto Internacional de Direito (IID), São Paulo.

Publicado

2016-08-26

Como Citar

DINIZ, Maria Helena. A NOVA TEORIA DAS INCAPACIDADES. Revista Thesis Juris, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 263–288, 2016. DOI: 10.5585/rtj.v5i2.426. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/thesisjuris/article/view/9040. Acesso em: 4 fev. 2025.

Edição

Secção

Artigos
Views
  • Resumo 740
  • PDF (Português (Brasil)) 811