Perdura o eurocentrismo no ensino de história?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.14913

Palavras-chave:

Ensino de história, Eurocentrismo, Livros didáticos, Lei 10.639/2003.

Resumo

O ensino de História no Brasil portou, durante várias décadas, aspectos marcadamente eurocêntricos, sendo pautado, sobretudo, pelas premissas francesas da História da Civilização.  A despeito dos avanços trazidos com a reformulação curricular dos anos 1980 e 1990, essa visão ainda perdurou subjacente a variadas práticas e produções do sistema de ensino e da própria percepção de mundo da sociedade brasileira. Neste artigo, problematizamos como a pauta afirmativa das representações afrodescendentes, oficialmente incorporadas ao ensino básico após a aprovação da Lei 10.639/2003, tem contribuído para o questionamento da ótica eurocêntrica nos estudos de História. De forma concomitante, defende-se o postulado de que a abordagem intercultural no ensino de História pode constituir-se como uma alternativa epistêmica, pedagógica e política ao eurocentrismo.

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Biografia do Autor

Cibele Aparecida Viana, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, aluna do doutorado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

01.07.2020

Como Citar

VIANA, Cibele Aparecida. Perdura o eurocentrismo no ensino de história?. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 73–85, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.14913. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/14913. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos