SUBMISSÃO DE TRABALHOS, ASPECTOS ÉTICOS E DIREITOS AUTORAIS
Tendo em vista a publicação os autores podem submeter a análise da Comissão Editorial da revista Cadernos de Pós-graduação, artigos e resenhas em português, inglês, espanhol, francês e italiano. As resenhas devem corresponder a obras recentes de, no máximo, dois anos do ano de sua publicação.
Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial serão avaliados em relação ao mérito científico, adequação às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) às instruções editoriais contidas neste documento.
Os textos enviados deverão ser originais e inéditos e que não seja simultaneamente postulado em outras revistas ou órgãos editoriais. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter essa data explicitada. A Comissão Editorial não aceitará artigos ou resenhas submetidos simultaneamente a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.
Os autores devem submeter o texto à revisão ortográfica, gramatical e normativa antes de apresentá-lo à Revista.
Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é recomendável declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas.
À Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.
Os artigos devem conter, no máximo, 3 (três) autores. A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
Todos os autores precisam ser identificados na plataforma de submissão online da Revista. Todos os campos do perfil dos autores devem ser obrigatoriamente, preenchidos, tais como: nome, instituição de vínculo, país e resumo da biografia (última titulação acadêmica ou em andamento, instituição da titulação, área de atuação, departamento).
Informar o número de Registro ORCID® (Open Researcher and Contributor ID) de todos os autores. Caso não possua, fazer o cadastro através do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito.
O campo “URL” deve ser preenchido com link do currículo Lattes.
Para submeter artigo é necessário estar cadastrado como autor na plataforma virtual da revista: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=login
Cada autor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.
Cadernos de Pós-graduação é destinada, prioritariamente, a publicação dos manuscritos dos estudantes da pós-graduação em educação, mas nada impede que os seus co-autores sejam mestres ou doutores.
O texto enviado não deve conter identificação do(s) autor(es). Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo.
Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
Os autores do documento devem excluir do texto qualquer referencia a autoria.
Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
Os autores concordam com a exclusividade de publicação impressa e eletrônica do artigo pela revista Cadernos de pós-graduação.
A instituição e/ou quaisquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, sendo esses de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos o sigilo e o anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos especialistas dos pareceres (blind peer review).
As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas ao(s) respectivos autor(es) via plataforma da revista.
O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação, mediado pelo processo de avaliação é de, aproximadamente, 6 meses.
Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma disponível no endereço eletrônico da revista Cadernos de pós-graduação.
Manual para Autores - submissão em cinco passos
NORMAS BÁSICAS DE FORMATAÇÃO
Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir:
1) Digitados no Editor Word (.doc); fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5.
2) Os artigos devem ter entre 14 mil e 35 mil toques (considerados caracteres e espaços), e as resenhas, entre 3,5 mil e 7 mil toques (considerados caracteres e espaços).
3) Os artigos devem apresentar obrigatóriamente os seguintes quesitos (nesta ordem):
a) título (diferenciar maiúscula/minúscula);
b) title: Título do artigo em língua inglesa;
c) resumo (entre cem e 150 palavras); Os resumos deverão ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverão conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o modelo teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico.
d) Palavras-chave (máximo cinco, separadas e finalizadas por ponto, inicia com letra maiúscula)
e) Abstract: versão do resumo, em inglês;
f) Keywords: versão das palavras-chave, em inglês;
g) Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas. A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico (dúvidas consultar ABNT NBR 10520 e 6023 respectivamente).
h) Nos Indicativo de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco
4) As notas explicativas (não usar nota de rodapé), devem vir ao final do texto (antes de referências), com numeração sequencial em algarismos arábicos.
5) As unidades de medidas devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) [www.bipm.org]. Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses.
6) As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”.
7) Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte completa e sua posição no texto. Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e, sempre que possível, no formato original do programa de elaboração (por exemplo: CAD, CDR, EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.
Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens ) - ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – item 6.
a.São indicados na parte inferior
b.exceção das tabelas que seguem IBGE
8) Sempre que envolve imagens nas publicações da Universidade Nove de Julho é necessário autorização: do fotografado e do fotógrafo. Foto com menor tem que ter autorização dos pais também. Para requerer os formulários nos envie um e-mail.
9) Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.
NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS