Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.Instruções para Autores
SUBMISSÃO DE TRABALHOS, ASPECTOS ÉTICOS E DIREITOS AUTORAIS
Na falta do cumprimento das Condições para submissão, Diretrizes para Autores, e Políticas, a submissão é arquivada e o autor notificado.
À Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.
Manual - Submissão em 4 passos
1. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente por meio da plataforma da revista Cadernos de pós-graduação – submissões.
2. As submissões dos Artigos Originais (inéditos), Ensaios, Relatos de Pesquisas e Resenhas deverão ser realizadas, exclusiva e impreterivelmente, pelo site da revista, e não devem estar simultaneamente postulados em outras revistas ou órgãos editoriais, nacionais ou estrangeiros.
3. As resenhas devem corresponder a obras recentes de, no máximo, dois anos do ano de sua publicação.
4. Textos já veiculados em eventos científicos realizados fora do país não poderão ultrapassar um ano de sua divulgação e devem ter essa data explicitada.
5. A Comissão Editorial não aceitará artigos ou resenhas submetidos simultaneamente a outras publicações, nacionais ou estrangeiras.
6. Idiomas: além da língua oficial da Revista, o português, os textos poderão ser submetidos e publicados nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.
7. Os trabalhos submetidos à Comissão Editorial serão avaliados em relação ao mérito científico, adequação às orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) às instruções editoriais contidas neste documento.
8. Se a pesquisa que deu origem ao artigo envolver seres humanos, é recomendável declarar que as abordagens e os instrumentos metodológicos utilizados obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica em Ciências Humanas. Necessário possuir aval do Comitê de Ética da Instituição que o trabalho está vinculado e indicar em nota de rodapé os responsáveis, e número do processo.
Autoria
- Os artigos devem conter, no máximo, 3 (três) autores. A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.
- Cadernos de Pós-graduação é destinada, prioritariamente, a publicação dos manuscritos dos estudantes da pós-graduação em educação, mas nada impede que os seus coautores sejam mestres ou doutores.
- Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. O autor que realizou a submissão é o responsável e deve assegurar que todos os coautores concordaram com a submissão, viram e aprovaram a versão final do documento e apresentação para publicação.
- Para submeter artigo é necessário estar cadastrado como autor na plataforma da revista: Submissões. Recomendamos que todos os autores e coautores tenham cadastro.
- Cada autor e coautor só poderá ter um manuscrito em tramitação, entre o início da submissão e a publicação final.
- Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor/coautor e o início de um novo processo de submissão.
- Os autores concordam com a exclusividade de primeira publicação pela revista Cadernos de pós-graduação.
- A instituição e/ou quaisquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, sendo esses de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos o sigilo e o anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos especialistas dos pareceres (blind peer review).
- As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas aos autores e coautores via plataforma da revista.
- O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação, mediado pelo processo de avaliação é de, aproximadamente, 6 meses.
Autoria – preenchimento dos metadados
- Todos os campos do perfil devem ser preenchidos por completo de todos os autores: nome autores com apenas as iniciais em maiúsculo, não usar caixa alta (sem abreviação), campo Instituição/Afiliação: instituição de vínculo (sem sigla) com a cidade e estado; resumo da biografia (titulação, instituição, área de atuação, departamento); Exemplo do campo Instituição/Afiliação: nome da Instituição por externo e sigla, vírgula, nome da cidade e abreviatura do estado. Se o autor não for afiliado à um Instituição de Ensino, incluir o nome do vínculo, com cidade e estado, exemplo: Universidade Nove de Julho – UNINOVE, São Paulo (SP).
- Identificadores de autor: Orcid é obrigatório. O campo “URL” deve ser preenchido com link do Currículo Lattes ou url profissional.
- Campo Resumo da Biografia: é recomendado iniciar com a titulação maior. Informar nos metadados no campo apropriado a Agência de Fomento, se houver.
Remoção de autoria – avaliação às cegas
- Para assegurar a integridade da Avaliação por pares cega, o arquivo do texto enviado não deve conter identificação do(s) autor(es).
- Deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo.
- Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
- Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento: com o arquivo aberto, seguir os passos: 1. Arquivo 2. Informações 3. Verificar se há problemas 4. Inspecionar documento. 5. Inspecionar: no item Propriedades do Documento e Informações Pessoais - clicar em Remover tudo, fechar e salvar.
- Os autores do documento devem excluir do texto qualquer referência a autoria. A Agência de fomento, se houver, deve ser incluída nos metadados em campo apropriado, e não no arquivo de submissão.
NORMAS BÁSICAS DE FORMATAÇÃO
Os textos devem ser elaborados conforme as instruções a seguir:
- Digitados no Word (.doc); fonte Times New Roman; tamanho 12; alinhamento justificado; espaçamento 1,5.
- Os artigos devem ter entre 14 mil e 35 mil caracteres (com espaços), e as resenhas, entre 3,5 mil e 7 mil (com espaços).
Devem apresentar obrigatoriamente os seguintes quesitos (nesta ordem):
- Título: diferenciar maiúscula/minúscula, inclusive na submissão no sistema - Manual - Submissão em 4 passos;
- Title: título do artigo em língua inglesa;
- Resumo: entre 100 e 150 palavras. Os resumos deverão ter os principais indicadores do desenvolvimento do artigo. Obrigatoriamente, deverão conter o objeto de pesquisa, a questão de pesquisa, o modelo teórico utilizado como fundamentação, a abordagem metodológica, as categorias fundamentais e algumas das conclusões do estudo realizado, seja de caráter empírico ou meramente teórico;
- Palavras-chave: mínimo três e máximo cinco. Separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto; letra minúscula - exceção substantivos próprios e nomes científicos (ABNT NBR 6028:2021);
- Abstract: versão do resumo, em inglês;
- Keywords: versão das palavras-chave, em inglês;
- Ao final, obrigatoriamente, devem ser registradas as referências de todos os autores citados no texto, apenas eles, com as informações completas;
- A revista adota o sistema autor-data. O recurso tipográfico utilizado para destacar o título deverá ser itálico (ABNT/NBR 6023/2018);
- Notas explicativas são aceitas - não usar nota de referência pois a revista adota sistema autor-data;
- Nos indicativo de seção os números são separados por 1 (um) espaço em branco;
- 11. As unidades de medidas devem seguir os padrões do Sistema Internacional de Unidades (SI), elaborado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). Em casos excepcionais, a unidade adotada deve ser seguida da unidade expressa no SI, entre parênteses;
- As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns, em fonte normal e entre “aspas”. Para saber sobre uso ou não de itálico, recomendamos o Manual da Secom e Dicionário Volp;
- Os trabalhos que exijam publicação de gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração devem apresentar as respectivas legendas, incluindo a fonte completa e sua posição no texto. Os arquivos devem ser inseridos no corpo do texto, no formato original do programa de elaboração (por exemplo: CAD, CDR, EPS, JPG, TIF, XLS). As imagens devem ter alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]). Mapas ou micrografias devem ser representados com as respectivas marcas de escala.
- Identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens) - ABNT NBR 6022:2018 - Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação – item 6:
- São indicados na parte inferior.
- Exceção das tabelas que seguem IBGE - TABELAS - Normas de apresentação tabular do IBGE. 3. Ed. Rio de Janeiro, 1993.
Imagens – direitos autorais
Fotos, tabelas, arquivos de mídia, marcas, logotipos, protocolos, códigos, comentários de redes sociais etc., que os autores e coautores não criaram, é obrigatório fornecer na submissão, as seguintes documentações e informações:
- Indicar com a devida comprovação, se o material é de domínio público ou está licenciado CC BY-NC-SA 4.0;
- Documentar a autorização e permissão por escrito e assinado, pelo proprietário do material para usar e publicar o conteúdo sob uma licença de acesso aberto CC BY-NC-SA 4.0.
Foto com menor, a autorização deve ser pelo responsável legal. Imagens publicadas em outros meios: livros, anais, revistas, no formato impresso ou eletrônico, também devem cumprir os requisitos acima.
Não é aceito para publicação:
- imagens com borros de modo a tampar rostos, marcas, comentários de rede social etc., pois essa prática não nos isenta de possíveis ofensas aos direitos não licenciados.
- imagens compradas não podem ser publicadas nas nossas revistas, pois geralmente não são acesso aberto.
- materiais que possuam licença diferente da CC BY-NC-SA 4.0.
Antes de incluir uma imagem ou conteúdo no seu artigo, é válido refletir sobre esses pontos:
- Foi criado por mim?
- Vai agregar em qual sentido no conteúdo do artigo que vou submeter para a revista?
- Sem esse conteúdo o artigo vai deixar de contribuir para a comunidade acadêmica?
- O local de publicação inicial está sob domínio público ou licenciado, de forma clara e transparente?
- Estou com as devidas comprovações para envio na revista?
Caso não seja possível a devida autorização, solicitaremos a remoção do conteúdo, ou substituição.
Não pressuponha ter o direito de uso, caso encontre a imagem ou conteúdo na internet , em sites de pesquisa ou redes sociais, sem estarem com o direito de uso explicito.
Cabe aos autores e coautores saberem se tem o direito legal de uso, antes de enviar o material para a revista.
Cadernos de Pós Graduação, reserva-se no direito e dever de remover qualquer imagem, foto, tabela, arquivo de mídia, marca, captura, logotipo, protocolo, códigos ou outro conteúdo, antes ou depois da publicação, que entender não ter os autores e coautores, comprovado de forma documental satisfatória o direito legal de uso dentro do domínio público ou da licença CC BY-NC-SA 4.0. Sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) consulte aqui.
Para colaborar na solicitação de permissão aos detentores legais para uso do conteúdo, disponibilizamos o modelo para envio – clique aqui.
Os autores precisam preencher informações detalhadas e claras sobre o material que desejam reutilizar.
Pedir ao detentor dos direitos morais e/ou autorais para preencher e assinar no local indicado. Não há problemas em usar mais páginas a depender da quantidade de conteúdo. Pode editar o pdf – para converter em Word seguir os seguintes passos:
a) Abrir o Word e localizar a opção inserir objeto;
b) Clicar em texto do arquivo;
c) Selecionar o pdf;
d) Clicar ok na mensagem.
Importante verificar se a autorização deve ser dada por um autor ou Instituição. Cabe aos autores e coautores essa pesquisa, no entanto estamos disponíveis para elucidar dúvidas que por ventura surgirem.
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS
Citações - ABNT NBR 10520:2023 - norma atualizada em julho 2023
Há duas formas de citação: direta e indireta.
Citação direta até 3 (três linhas): copiar o texto e respeitar a redação, ortografia e pontuação originais. Usar aspas, recomendado indicar a página ou localização.
Citações diretas com mais de 3 (três) linhas: recuo 4 cm à direita, justificado, sem o uso de aspas, em tamanho 10 e com entrelinhas simples. Recomendado indicar a página ou localização.
Citação indireta: na qual se usa apenas o conceito da fonte, que não aparece de forma literal ou textual, escreve com palavras próprias após leitura, estudo e reflexão. O uso do número da página ou localização é opcional, não é usado aspas.
Exemplos:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogenia, mostrada conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).
Oliveira e Leonardos (1943, p. 146) dizem que a “[...] relação da série São Roque com os granitos porfiróides pequenos é muito clara”.
Outro autor nos informa que “[...] apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (Derrida, 1967, p. 293).
Monteiro afirma que “Nas referências de acesso eletrônico, além do Disponível em:, usar Acesso em: - exemplo: Acesso em: 06 ago. 2024 (2024, local. AB2)”.
Referencias - ABNT NBR 6023:2018
- Apresentadas em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, espaço entre linhas simples, separadas entre si por um espaço simples;
- Não usar as chaves para os links no Disponível em < > ;
- Nas referências de acesso eletrônico, além do Disponível em:, usar Acesso em: - exemplo: Acesso em: 06 ago. 2024;
- Ver abreviatura dos meses no final da ABNT NBR 6023/2018. O mês de maio não tem abreviação;
- Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja, com o prefixo https://doi.org/;
- Repetir os autores, não usar o traço, pois não se aplica mais na norma atual;
- Nas referência deve estar obrigatoriamente tudo que foi citado no texto, seja de forma direta ou indireta.
Declaração de Direitos de Autor
- Autores e coautores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais e concedem à Cadernos de Pós-Graduação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
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