A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.17159

Palavras-chave:

Análise de conteúdo, Técnica de pesquisa, Área educacional.

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar a relevância da Análise de Conteúdo como técnica de interpretação de dados nas pesquisas de forma geral e, mais especificamente, na área educacional. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória sobre a temática, com uma revisão sistemática dos estudos que se valeram do método na área educacional entre 2015 e 2019. Os dados foram colhidos por meio de um levantamento bibliográfico em três bases de dados: Scielo, Portal da Capes de periódicos e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Seguindo-se este percurso, foi possível traçar um panorama da importância da técnica e de seu uso ao longo do período analisado. Com isto, evidenciou-se a importância da análise de conteúdo em pesquisas educacionais para análise de dados qualitativos.

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Biografia do Autor

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora da UFAL, Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia.

Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Cesmac / Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora do CESMAC, Mestra em Direito, Doutora em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia.

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Tutoria em EaD pelo Senac de Curitiba; especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA); licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); bacharelado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE. Líder do Grupo do Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq). Diretora da Seção Estadual da Anpae Alagoas biênios 2011-2013/2013-2015. Tem experiência em docência e na gestão da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Direitos Humanos e Políticas Sociais; Ensino Superior e Educação Jurídica. 

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Publicado

01.07.2020

Como Citar

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 14–31, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159. Acesso em: 12 jun. 2025.

Edição

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