A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/cpg.v19n1.17159

Mots-clés :

Análise de conteúdo, Técnica de pesquisa, Área educacional.

Résumé

O presente artigo pretende demonstrar a relevância da Análise de Conteúdo como técnica de interpretação de dados nas pesquisas de forma geral e, mais especificamente, na área educacional. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória sobre a temática, com uma revisão sistemática dos estudos que se valeram do método na área educacional entre 2015 e 2019. Os dados foram colhidos por meio de um levantamento bibliográfico em três bases de dados: Scielo, Portal da Capes de periódicos e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Seguindo-se este percurso, foi possível traçar um panorama da importância da técnica e de seu uso ao longo do período analisado. Com isto, evidenciou-se a importância da análise de conteúdo em pesquisas educacionais para análise de dados qualitativos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora da UFAL, Doutora e Mestra em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia e Filosofia.

Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Cesmac / Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professora do CESMAC, Mestra em Direito, Doutora em Educação, Graduada em Direito, Licenciada em Pedagogia.

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; (IE/UL); doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestrado em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ambos na área de políticas públicas para a EJA; especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Tutoria em EaD pelo Senac de Curitiba; especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA); licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (UNIABC); licenciatura em Letras e bacharelado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP); bacharelado em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau (FMN). Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) no curso de Pedagogia e nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE. Líder do Grupo do Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/CNPq). Diretora da Seção Estadual da Anpae Alagoas biênios 2011-2013/2013-2015. Tem experiência em docência e na gestão da educação básica e ensino superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional; Direitos Humanos e Políticas Sociais; Ensino Superior e Educação Jurídica. 

Références

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.

BDTD. Busca avançada. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?lookfor=an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo+%2B+bardin&type=AllFields&daterange%5B%5D=publishDate&publishDatefrom=2015&publishDateto=2019. Acesso em: 01.06.2020a.

BDTD. Busca avançada. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Search/Results?filter%5B%5D=dc.publisher.program.fl_str_mv%3A%22Programa+de+P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o+em+Educa%C3%A7%C3%A3o%22&filter%5B%5D=language%3A%22por%22&lookfor=an%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo+%2B+bardin&type=AllFields&daterange%5B%5D=publishDate&publishDatefrom=2015&publishDateto=2019. Acesso em: 01.06.2020b.

BANDEIRA, Marina. Tipos de Pesquisa. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/Metodo%20de%20pesquisa/Metodos%20de%20pesquisa%202013/Texto_1B_-_Tipos_de_Pesquisa.pdf. Acesso em 01.05.2020.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BAUER, M.W. & GASKELL, G. (org.) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som – um manual prático. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

FOLHA DE SÃO PAULO. Gestão Bolsonaro faz corte generalizado em bolsas de pesquisa no país. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/05/gestao-bolsonaro-faz-corte-generalizado-em-bolsas-de-pesquisa-pelo-pais.shtml. Acesso em 01.05.2020.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2.ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Petrópolis: Vozes, 1997.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. Levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf. Acesso em 01.05.2020.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Cascais: Princípia, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2014.

KUHN, Thomas (1962). A estrutura das revoluções científicas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas (SP): Pontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3ª ed. Campinas (SP): Pontes, 2002.

POPPER, K. Lógica da pesquisa científica. São Paulo: EDUSP, 1985.

PORTAL DA CAPES. Busca avançada. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=m&metalib=aHR0cHM6Ly9ybnAtcHJpbW8uaG9zdGVkLmV4bGlicmlzZ3JvdXAuY29tL3ByaW1vX2xpYnJhcnkvbGlid2ViL2FjdGlvbi9zZWFyY2guZG8%2FZHNjbnQ9MCZwY0F2YWlsYWJpbHR5TW9kZT1mYWxzZSZmcmJnPSZzY3Auc2Nwcz1wcmltb19jZW50cmFsX211bHRpcGxlX2ZlJnRhYj1kZWZhdWx0X3RhYiZjdD1zZWFyY2gmbW9kZT1CYXNpYyZkdW09dHJ1ZSZpbmR4PTEmZm49c2VhcmNoJnZpZD1DQVBFU19WMQ%3D%3D&buscaRapidaTermo=+%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D. Acesso em: 01.06.2020a.

PORTAL DA CAPES. Busca avançada. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pmetabusca&mn=88&smn=88&type=m&metalib=aHR0cHM6Ly9ybnAtcHJpbW8uaG9zdGVkLmV4bGlicmlzZ3JvdXAuY29tL3ByaW1vX2xpYnJhcnkvbGlid2ViL2FjdGlvbi9zZWFyY2guZG8%2FZHNjbnQ9MCZwY0F2YWlsYWJpbHR5TW9kZT1mYWxzZSZmcmJnPSZzY3Auc2Nwcz1wcmltb19jZW50cmFsX211bHRpcGxlX2ZlJnRhYj1kZWZhdWx0X3RhYiZjdD1zZWFyY2gmbW9kZT1CYXNpYyZkdW09dHJ1ZSZpbmR4PTEmZm49c2VhcmNoJnZpZD1DQVBFU19WMQ%3D%3D&buscaRapidaTermo=+%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D. Acesso em: 01.06.2020b.

REALE, Giovanni. História da filosofia: De Spinoza a Kant. São Paulo: Paulus, 2003.

SCIELO. Busca avançada. Disponível em: https://search.scielo.org/?fb=&q=%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D&lang=pt&count=15&from=1&output=site&sort=&format=summary&page=1&where=&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2019&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2018&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2016&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2017&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2015. Acesso em: 01.06.2020a.

SCIELO. Busca avançada. Disponível em: https://search.scielo.org/?q=%E2%80%9Can%C3%A1lise+de+conte%C3%BAdo%E2%80%9D+%2B+%E2%80%9CBardin%E2%80%9D&lang=pt&count=15&from=31&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=3&filter%5Bin%5D%5B%5D=scl&filter%5Bla%5D%5B%5D=pt&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2019&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2018&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2016&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2017&filter%5Byear_cluster%5D%5B%5D=2015&filter%5Bsubject_area%5D%5B%5D=Human+Sciences&filter%5Bwok_subject_categories%5D%5B%5D=education+%26+educational+research. Acesso em: 01.06.2020b.

Téléchargements

Publiée

2020-07-01

Comment citer

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; CORDEIRO, Carla Priscilla Barbosa Santos; PRADO, Edna Cristina do. A análise de conteúdo e sua importância como instrumento de interpretação dos dados qualitativos nas pesquisas educacionais. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 14–31, 2020. DOI: 10.5585/cpg.v19n1.17159. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/17159. Acesso em: 18 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos