O antropólogo aprendiz: quando o aprendizado de jovens no saber carnavalesco contribui para o processo de pesquisa

Autores

  • Simone Sayuri Takahashi Toji IFCS
  • Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/cpg.v6n1.1866

Palavras-chave:

Ação educativa. Aprendizado. Escola de samba. Pesquisa antropológica. Saber popular.

Resumo

Neste estudo, evidenciou-se a relação entre o processo de pesquisa antropológica – focalizado no trabalho etnográfico – e o de transmissão do saber carnavalesco – um conhecimento informal –, que se desenvolveu em uma escola de samba carioca, mostrando que é possível aliar a ação educativa à pesquisa acadêmica.

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Biografia do Autor

Simone Sayuri Takahashi Toji, IFCS

Mestrado em Sociologia e Antropologia Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS

Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutora – Columbia University Instituto de Filosofia e Ciências Sociais Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

09.09.2009

Como Citar

TAKAHASHI TOJI, Simone Sayuri; DE CASTRO CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros. O antropólogo aprendiz: quando o aprendizado de jovens no saber carnavalesco contribui para o processo de pesquisa. Cadernos de Pós-graduação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 23–30, 2009. DOI: 10.5585/cpg.v6n1.1866. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/1866. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos