Mapeamento de teses e dissertações em pesquisas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/cpg.v21n2.21849Palavras-chave:
pesquisa acadêmica, mapeamento, análise de conteúdoResumo
Diante de um grande número de teses e dissertações que versam sobre educação, verifica-se, a carência de maior aprofundamento e discussão quando temos a intenção de analisá-las por temas no intento de produzir uma pesquisa. Assim, compilar tais produções requer descrições minuciosas acerca do caminho metodológico, explicitando critérios de busca, escolha e sistematização das produções acadêmicas. O objetivo deste texto é descrever os principais procedimentos utilizados em um mapeamento de teses e dissertações, o qual é caracterizado como estudo secundário, pois revisa estudos primários referentes a uma questão de pesquisa específica com o objetivo de integrar/ sintetizar as evidências. A construção do presente trabalho se deu por meio da busca de referências sobre mapeamento sistemático, em comparação com outros métodos de pesquisa e, por fim, apresentando um exemplo de estudo, ao descrever o árduo processo de escolha dos descritores, dos motores de busca e das referências utilizadas para fazer a análise, elementos que podem ser ajustados de acordo com os objetivos e temas escolhidos pelos pesquisadores
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