Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas

Autores

  • Maria da Conceição Calmon Arruda UFFRJ
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3719

Palavras-chave:

Educação, Formação de professores, Educação do campo

Resumo

Este artigo analisa as expectativas e concepções de um grupo de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógica contribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento das escolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes. A LEC é tem o desenho curricular o regime de alternância e seu público alvo são alunos que comprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que apesar dos avanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dos mensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos da população, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professores aptos/dispostos a atuarem em escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Calmon Arruda, UFFRJ

Doutora em Educação pela Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2007) e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1999). Pesquisa e desenvolve trabalhos acadêmicos nas áreas de políticas públicas de educação, educação profissional e trabalho educação. Atualmente está vinculada ao Icict da Fundação Oswaldo Cruz como Tecnologista em Saúde Pública. Anteriormente atuou na UFRRJ/IE/DTPE como Professora Adjunta II , responsável pela disciplina  Política e Organização da Educação. Endereço para acessar CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5156007272296080.

Lia Maria Teixeira de Oliveira, UFRRJ

Professora Associada I do Instituto de Educação/DTPE. Doutora em Ciências, do Programa CPDA/Ciências Sociais do Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998/2008). Tem experiência no campo de Educação, com ênfase em Ensino Agrícola (superior e técnico), Formação de Professores, Planejamento Educacional e Educação Ambiental/Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional e tecnológica, desenvolvimento rural, profissionalização docente, educação do campo e identidades sociais.

Downloads

Publicado

28.05.2014

Como Citar

ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 173–186, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3719. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3719. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos