Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos (artigos e resenhas) submetidos aos editais são avaliados, primeiramente, quanto a seu caráter cientificamente consolidado, a sua relevância social e a seu alinhamento às diretrizes de EccoS.

Todos os artigos submetidos passam pela verificação de similaridade do iThenticate  se constatado o plágio e/ou autoplagio, serão tomadas as providências legais em vigor.

Quando o trabalho submetido não for original, nem adequado e oportuno à política editorial de EccoS, será arquivado.

Verificada a originalidade, a adequação e a oportunidade do texto submetido, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares duplo-cego (peer review), a cargo dos pareceristas ad hoc – especialistas designados em função da temática e/ou dos referenciais teóricos do trabalho submetido –, sendo que, em geral, os pareceristas são professores e pesquisadores associados a programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de educação superior (IES) nacionais ou estrangeiras.

Depois de examinar, criteriosamente, o artigo ou a resenha submetida, o parecerista deve concluir seu respectivo parecer analítico-crítico com uma das seguintes recomendações:

  1. a) aceitar;
  2. b) aceitar com correções ou modificações;
  3. c) rejeitar.

Para aceitação, são necessários, no mínimo, dois pareceres favoráveis, sendo que, no caso de divergência entre os pareceres, os textos submetidos poderão ser encaminhados a um terceiro parecerista, a critério do(s) editor(es). 

Quando um ou os dois pareceristas solicitarem reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, para que o mesmo considere os pareceres e reformule o texto, que, reformulado, deverá ser reenviado para reavaliação.

O trabalho não aceito é arquivado; o trabalho aceito passa à fase da edição.

Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento, sem alteração de seu conteúdo.

Os editores decidirão em que edição e em que parte da Revista o artigo será publicado.