Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista EccoS – Revista Científica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à EccoS, obedecerão, na forma e no conteúdo, ao que se prescreve a seguir:

I - Submissão de Textos

1. Os trabalhos devem ser submetidos, exclusivamente, por meio da plataforma disponível no endereço eletrônico da revista EccoS.

2. Cada autor só poderá ter um texto em tramitação, entre a data da submissão e a da publicação, bem como será observado o interstício mínimo de um ano para a submissão de novo texto, a contar da data de publicação do anterior.

3. Serão aceitos somente textos redigidos em português, alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.

4. Os textos serão originais e inéditos, não podendo ser submetidos a outras revistas ou a outros veículos editoriais, nacionais ou estrangeiros, enquanto estiverem em avaliação pela Comissão Editorial.

5. Só serão aceitos textos revisados, ortográfica, gramatical e normativamente, por revisor profissional, cuja declaração de revisão também será submetida em “documento suplementar”.

6. Textos já veiculados em eventos científicos, realizados dentro e fora do país, não poderão ultrapassar um ano de sua veiculação, sendo registrada a data correspondente.

7. As resenhas submetidas devem se referir, preferencialmente, a obras ainda não resenhadas e que tenham sido publicadas há, no máximo, um ano, incluindo-se aí as reedições revisadas e/ou ampliadas.

8. Os trabalhos submetidos serão avaliados quanto ao mérito científico, à adequação às determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às orientações contidas nestas diretrizes.

9. Textos submetidos que envolvam riscos para seres humanos devem indicar, claramente, a aprovação dos protocolos de comitê de ética em pesquisa, cadastrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

10. Informar o número de Open Researcher and Contributor ID (Registro ORCID®) de todos(as) os autores(as). Caso algum(a) autor(a) não tenha o Registro de ORCID, deverá cadastrar-se por meio do link: <https://orcid.org/register>. O registro é gratuito.

11. O campo “URL” deve ser preenchido com link do currículo registrado na Plataforma Lattes.

12. Para submeter texto é necessário estar cadastrado como autor na plataforma virtual da revista: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=login

13. Em cada edição da EccoS serão aceitos somente 1/10 de artigos de autores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) observando-se, preferencialmente, o rodízio entre autores vinculados às linhas de pesquisa do Programa.

14. O texto submetido não pode conter identificação do(s) autor(es), assegurando a integridade da avaliação cega por pares, mediante a observação de todos os cuidados possíveis para não se revelar a identidade da autoria, nem de pareceristas, durante o processo de avaliação do texto submetido, sendo que o(s) autor(es) deve(m) tomar as seguintes precauções: excluir do texto seus nomes, substituindo-os por "autor" ou “autores”, assim como o ano, em referências e notas de rodapé.

 

II – Normas Básicas de Formatação de Textos

1. Digitados no Editor Word (.doc); fonte Times New Roman; corpo 12; justificado; espaçamento 1,5.

2. Os artigos terão entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaços; as resenhas, entre 8.000 e 15.000 caracteres com espaços.

3. Os artigos serão apresentados, pela ordem, na estrutura a seguir especificada:

3.1. Título: caixa alta, negrito e corpo 14 (Title e Título em Inglês e Espanhol).

3.2. Subtítulo: em caixa alta, negrito, corpo 12 (Subtitle e Subtítulo em Inglês e Espanhol).

3.3. Resumo: entre 1.300 e 1.500 caracteres com espaço (Abstract e Resumen com as mesmas dimensões).

3.4. Palavras-Chave: mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco), em ordem alfabética, por letra maiúscula, separadas por ponto (Keywords e Palabras Clave na mesma formatação).

3.5. Os artigos redigidos em língua estrangeira devem inserir, também, a versão em Português do título, subtítulo, do resumo e das palavras-chave.

3.6. Referências: todos os autores citados devem ser registrados ao final do texto, com as informações completas, nos termos das normas ABNT NBR 10520 e 6023, destacando o título em itálico.

3.7. As notas explicativas serão registradas no rodapé da página respectiva, com numeração sequencial em algarismos arábicos.

3.8. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e os neologismos ou acepções incomuns em fonte normal e entre “aspas”.

3.9. Gráficos, quadros, tabelas ou quaisquer tipos de ilustração: apresentarão as respectivas legendas, incluindo fonte (crédito de autoria da imagem), com os arquivos inseridos no corpo do texto e encaminhados separadamente e no formato original do programa de elaboração (por exemplo: EPS, JPG, TIF, XLS), com as imagens de alta definição (mínimo de 300 dots per inchs [DPIs]), sendo que mapas ou micrografias representados com as respectivas marcas de escala,
identificação das ilustrações (figuras, gráficos, quadros, imagens), nos termos da ABNT NBR 6022:2002.

 

III - Observações

1. Todos os artigos submetidos a EccoS passam pela verificação do programa Oxsico (software detector de plágio).

2. A Comissão Editorial reserva-se o direito de aceitar ou não os trabalhos a ela enviados e, eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação.

3. Todos os autores devem ser identificados nos METADADOS do artigo, na plataforma de submissão Revistas, sendo que todos os campos do perfil dos autores devem ser preenchidos obrigatoriamente: nome (sem abreviação), instituição de vínculo (sem sigla), país e resumo da biografia (última titulação acadêmica ou em andamento, instituição da titulação, área de atuação, departamento), bem como o e-mail de todos os autores.

4. A instituição e/ou quaisquer dos organismos editoriais desta publicação não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, sendo estes de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

5. Todos os trabalhos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, dois especialistas em parecer, garantidos o sigilo e o anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas (blind peer review).

6. As sínteses dos pareceres serão encaminhadas ao(s) respectivo(s) autor(es) somente em caso de aceite condicionado, via plataforma da revista.

7. Sempre que envolver imagens nos textos submetidos, é necessária a autorização do fotografado e do fotógrafo, sendo que foto com menor de idade tem que ter autorização dos pais ou responsáveis em formulários oferecidos pelos editores.


NORMAS PARA CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

As normas para citações nos textos a serem publicados na Revista Eccos deverão seguir as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Referências - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências – Elaboração – item 6.
a.Alinhadas à esquerda, espaço simples

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  2. O texto enviado não contem identificação do(s) autor(es);

  3. O arquivo para submissão está em formato Microsoft Word;
  4. A submissão atende a todos os aspectos normativos descritos em "Diretrizes para autores".
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na da revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.