Sobre a Revista

Foco e Escopo 

EccoS é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-Uninove).

Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.

Qualis A3 (Quadriênio 2017-2020)

e-ISSN 1983-9278

ISSN 1517-1949 (impresso)

Edição Atual

n. 71: Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural

Fluxo contínuo (out./dez. 2024)

Publicado: 13.12.2024

Apresentação

  • A filosofia da educação em tempos de crise cultural

    Cleide Rita Silvério de Almeida, Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Antonio Joaquim Severino
    e27699
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27699

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural

  • Responsabilidade do filósofo e os desafios educativos em tempos de ativismo: leitura a partir de Gabriel Marcel

    Joaquim José Jacinto Escola
    e27846
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27846
  • Formação docente como trajetória de sentidos, atravessamentos e transgressões de pensamentos pelos caminhos da perspectiva Eco-Relacional

    João Batista de Albuquerque Figueiredo, Inambê Sales Fontenele, Ana Natália Duarte Lima
    e27610
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27610
  • Educação, neoliberalismo, democracia e política: dilemas e desafios que se nos apresentam em nossa contemporaneidade

    Sylvio Gadelha
    e27604
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27604
  • Educação e política na formação: provocações para um debate necessário

    Liliane Barros de Almeida
    e27587
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27587
  • Reflexões sobre a educação para a resistência e emancipação à luz do pensamento de Theodor Adorno

    Ermínio de Sousa Nascimento
    e27572
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27572
  • O que nos torna humanos? analisando o discurso ideológico presente na animação o corcunda de notredame.

    Pedro Weslei de Oliveira Silva, Maria Dulcinea da Silva Loureiro
    e27567
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27567
  • Educação para a autonomia e libertação da classe trabalhadora: práticas educativas de resistência à lógica imposta pelo capital financeiro

    Antônio Cláudio Moreira Costa, Dileno Dustan Lucas de Souza , Fabiane Lemes
    e27562
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27562

Artigos

  • Política de inclusão escolar: movimentos da comunidade surda brasileira

    Ana Cristina de Assunção Xavier Ferreira, Thelma Helena Costa Chahini
    e26288
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26288
  • Inovação pedagógica: como as produções acadêmicas dialogam com compreensões conceituais?

    Mariangela Oliveira Lago Rosier, Ana Cristina Ghisleni
    e25422
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25422
  • Educação ambiental, retomadas e presenças em disputa: contribuições ao ensino escolar

    Mateus Filho Vieira do Nascimento, Lisiane Costa Claro , Roberta Avila Pereira
    e26283
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26283
  • Sarau noturno: caminhos educativos redutores de danos na interface poética entre escolas públicas

    Francisco José Figueiredo Coelho, Andrea Viana da Silva Diniz
    e26242
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26242
  • Por uma formação discente decente: a pedagogia do diálogo na abordagem da pesquisa-ação em direitos humanos LA PÉDAGOGIE DU DIALOGUE DANS L’APPROCHE DE RECHERCHE-ACTION EN DROITS DE L’HOMME

    Fabiana de Moura Cabral Malta , Gregory Balthazar , Simone Amorim
    e26212
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26212
  • Professores homens na educação infantil: a concepção dos diretores e das diretoras

    Nonato Assis de Miranda, Iristeu Gomes Barboza
    e26135
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26135
  • As contribuições de John Dewey para implementação do design thinking na educação

    Josélia Galiciano Pedro, Sidinei de Oliveira Sousa
    e25743
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25743
  • Apontamentos para uma pedagogia do desamparar-se: ética, estética e alteridade como princípios de liberdade

    Guilherme Lucian
    e25701
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25701
  • Produção de texto escrito durante a pandemia de COVID-19 em aulas de língua portuguesa em sistema remoto

    Rafael Signato de Melo, Acir Mário Karwoski
    e25555
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25555
  • Formação continuada de professores da educação básica no Amazonas: análise de resultados

    Aldenei Bentes Vieira, Carolina Gonçalves
    e25480
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25480
  • Produção científica sobre a permanência estudantil na educação profissional e tecnológica

    Denise Maria Martins, Claudia Alexandre dos Santos
    e25437
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25437

Resenhas

Ver Todas as Edições
Afiliada

Membro

 

Bases indexadoras

 

Certificação Qualis