A formação centrada na escola: mediação para a organização do trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8389

Palavras-chave:

Educação, Formação centrada na escola, Professor, Trabalho pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre a formação centrada na escola como instrumento para a organização do trabalho pedagógico. Ancora-se em alguns teóricos que contribuíram para elucidar a questão, dentre eles, destacamos: Freire (1991; 1997; 2001; 2011; 2015), Carvalho (2005; 2006; 2010), Veiga (1995), Ferreira (2008), Domingues (2014), Imbernón (2009). O estudo fundamenta-se na perspectiva de uma formação onde há interação, diálogo, reflexão, participação e avaliação entre os atores envolvidos no âmbito escolar para que possam ser criadas alternativas para melhoria da prática educativa. O ato da reflexão da prática impulsiona o professor à busca investigativa como possibilidade de transformação e inovação da prática pedagógica. A formação centrada na escola toma como ponto de partida as situações problemáticas que desafiam a prática do professor no processo em que se organiza o trabalho pedagógico e o levam a assumir-se como sujeito da ação comprometido com sua transformação.

 

 

 

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Biografia do Autor

Ademar de Lima Carvalho, UMFT/Campus universitário de Rondonópolis

Ademar de Lima Carvalho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor do Departamento de educação e mestrado em Educação/CUR/UFMT. Tem experiência na área de Filosofia da educação, Pedagogia, teoria da educação e prática pedagógica, com foco de atuação na Docência e pesquisa: Fundamentos da educação/ Organização do Trabalho Pedagógico na Escola / Construção do Conhecimento Pedagógico/Formação permanente de professor centrada na escola.

Izelda Goreth dos Santos Mangialardo, Escola Municipal José Antonio da Silva

 

IZELDA GORETH DOS SANTOS MANGIALARDO

Graduada em Pedagoga e Mestre em Educação pela UFMT. Professora da Rede Municipal de Ensino de Rondonópolis/MT.


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Publicado

16.12.2020

Como Citar

DE LIMA CARVALHO, Ademar; DOS SANTOS MANGIALARDO, Izelda Goreth. A formação centrada na escola: mediação para a organização do trabalho pedagógico. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e8389, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.8389. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8389. Acesso em: 27 ago. 2024.