Foco e Escopo
EccoS é a publicação de difusão científico-acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE).
Publicada desde 1999, a Revista vem difundindo textos originais produzidos no campo das ciências sociais e das humanidades, com foco na área de educação.
Desde sua primeira edição, tem procurado publicar textos científicos e acadêmicos expressivos (ensaios ou resultados de pesquisas empíricas) sobre matérias da educação, buscando manter a colaboração de uma grande variedade de autores e de autoras, das mais diversas instituições de educação e pesquisa, nacionais e estrangeiras.
De início, a periodicidade de EccoS foi semestral, com apenas dois números por ano. A partir de 2012, tornou-se quadrimestral, portanto, com três números anuais, e, em 2019, conseguiu tornar-se trimestral, com quatro edições anuais. Finalmente, a partir de julho de 2020, tornou-se mais um periódico brasileiro da área de educação com periodicidade em fluxo contínuo, de acordo com as recomendações dos indexadores mais reconhecidos na área. Em 2014, passara a ser editada, preferencialmente, na versão online, podendo ser impressa em ocasiões especiais.
No sentido de manter-se em dia com as reflexões sobre os problemas mais significativas das conjunturas da atualidade e dos avanços da ciência pedagógica, EccoS encomenda textos referenciais de autores de renome nas áreas de conhecimento mencionadas, para publicá-los sob a forma de dossiês, além dos artigos e resenhas colhidos em demandas espontâneas. A partir de 2020, passa a publicar os resumos das teses de doutorado e dos trabalhos de pesquisa do estágio pós-doutoral defendidos no Programa.
EccoS tem como meta contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos e científicos que se inscrevem no campo das ciências da educação, oferecendo acesso livre e imediato a todo o seu conteúdo pelo portal www.revistaeccos.org.br, sob a diretriz da ampla e irrestrita socialização do conhecimento.
Ao longo de sua história, EccoS tem buscado garantir a diversidade institucional de seus autores e a presença de pesquisadores de distintas instituições de todas as regiões do Brasil, bem como de renomadas IES estrangeiras, evitando a endogenia.
Mais recentemente, decidiu-se que, além da língua oficial de EccoS, o Português, os textos poderiam ser submetidos e publicados em outros idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Os textos dos artigos e das resenhas são submetidos, exclusivamente, por meio do portal da Revista.
Para submeter artigos, clique em Submissões
Para acessar os números anteriores, clique em Arquivos