A inserção do secretário executivo na docência no ensino superior: análise da formação de docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26669

Palavras-chave:

docência , ensino superior, formação didático-pedagógica, secretariado executivo

Resumo

Na graduação em Secretariado Executivo há diversos docentes que ministram disciplinas de área específica desse curso e, geralmente, são egressos do curso de Secretariado. Sendo assim, consideramos relevante que esses docentes apresentem não somente conhecimentos técnicos na área em questão, ou seja, empíricos, mas, também possuam formação didático-pedagógica, com o fito de associar a técnica aos conhecimentos da área educacional. Isto posto, realizamos uma pesquisa para observar se os docentes dessa graduação possuem especialização voltada para a Docência em Ensino Superior. Descrevemos, para tanto, em quais áreas de estudo foram desenvolvidos os cursos de pós-graduação de docentes de Secretariado Executivo aqui pesquisados, em diferentes regiões do Brasil, objetivando elaborar o perfil desses profissionais. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo está embasada em pesquisas de cunho bibliográfico e documental.  Após análise dos dados, observamos que há poucos docentes de Secretariado Executivo que possuem algum tipo de especialização voltada para a Docência em Ensino Superior, considerando as Universidades pesquisadas.  Almejamos, com essa pesquisa, conduzir debates acerca da relevância do fomento da formação do discente de Secretariado Executivo voltada também para a área da Docência no Ensino Superior, haja vista que esta é uma das inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho para esse futuro profissional.

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Biografia do Autor

Adriane dos Santos Zanoni, Universidade Estadual do Paraná

Pós-graduada em Educação Executiva e Análise Organizacional pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2022). Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2019). Secretária Executiva regulamentada na profissão sob o número 0002552/PR.

Larissa Silva de Lima, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2019). Chefe de Divisão de Recursos Humanos do Município de Ouro Fino/MG. 

Andreia Cristina Roder Carmona Ramires, Universidade Estadual do Paraná

Professora adjunta na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana. Possui graduação em Letras Português e Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Pós-graduação concluída no ano de 2004. Mestrado em Letras, pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), concluído em 2006. Doutorado concluído em 2015, pela Universidade Estadual de Londrina (programa de Estudos da Linguagem), com estágio de doutoramento na Universidad de Salamanca - Espanha, promovido pela instituição de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Autora da obra Léxico, Cultura e História: uma análise de vozes da Espanha ditatorial, é integrante do Grupo de Pesquisa Estudos do Léxico: Descrição e Ensino (UNESP), realizando investigações nas áreas de Sociolinguística, Lexicologia e Ensino de Língua Espanhola para fins específicos.

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

ZANONI, Adriane dos Santos; LIMA, Larissa Silva de; RAMIRES, Andreia Cristina Roder Carmona. A inserção do secretário executivo na docência no ensino superior: análise da formação de docentes . EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e26669, 2025. DOI: 10.5585/2025.26669. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26669. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

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