A inserção do secretário executivo na docência no ensino superior: análise da formação de docentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26669Palavras-chave:
docência , ensino superior, formação didático-pedagógica, secretariado executivoResumo
Na graduação em Secretariado Executivo há diversos docentes que ministram disciplinas de área específica desse curso e, geralmente, são egressos do curso de Secretariado. Sendo assim, consideramos relevante que esses docentes apresentem não somente conhecimentos técnicos na área em questão, ou seja, empíricos, mas, também possuam formação didático-pedagógica, com o fito de associar a técnica aos conhecimentos da área educacional. Isto posto, realizamos uma pesquisa para observar se os docentes dessa graduação possuem especialização voltada para a Docência em Ensino Superior. Descrevemos, para tanto, em quais áreas de estudo foram desenvolvidos os cursos de pós-graduação de docentes de Secretariado Executivo aqui pesquisados, em diferentes regiões do Brasil, objetivando elaborar o perfil desses profissionais. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo está embasada em pesquisas de cunho bibliográfico e documental. Após análise dos dados, observamos que há poucos docentes de Secretariado Executivo que possuem algum tipo de especialização voltada para a Docência em Ensino Superior, considerando as Universidades pesquisadas. Almejamos, com essa pesquisa, conduzir debates acerca da relevância do fomento da formação do discente de Secretariado Executivo voltada também para a área da Docência no Ensino Superior, haja vista que esta é uma das inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho para esse futuro profissional.
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