História da política indigenista e da educação escolar indígena no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26689Palavras-chave:
educação escolar indígena, estado do Pará, história, políticaResumo
O artigo tem por objetivo analisar a construção histórica da Política Indigenista e da Educação Escolar Indígena no Estado do Pará. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental. Consiste também em um recorte de uma Dissertação de Mestrado e financiada pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Estado do Pará. A história da EEI no Pará perpassa através da regulamentação da Constituição Estadual do Pará e seus convênios de consolidação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Formação de Professores Indígenas, do Conselho Estadual de Educação do Pará, da precariedade da EEI, da Categoria Escolar Indígena e da ausência de vontade política na realização plena da EEI no Pará. Portanto, deu-se por meio do Movimento Indígena através da semana, da carta, do encontro e do fórum de educação dos povos indígenas do Pará.
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