O sentido da política para um centro de ensino em tempo integral de ensino fundamental na cidade de Goiânia-GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.25614

Palavras-chave:

escola, gestão, política

Resumo

O objeto deste artigo é o sentido da política para um Centro de Ensino em Tempo Integral de Ensino Fundamental na cidade de Goiânia-GO. O problema da pesquisa é a análise sobre o sentido da política percebido nessa escola. O objetivo é refletir sobre o sentido da política, vinculada às condutas dessa instituição educativa. O método da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, pois analisa a realidade e as relações que se estabelecem nessa comunidade. A lógica dialética descobre como componentes que constituem o todo, estão conexos por ações mútuas, em movimento contínuo e dinâmico. Com esse método, a análise compreende que os acontecimentos são mutáveis, inacabados e estabelecem a interação entre os opostos. A abordagem da investigação é bibliográfica e de entrevista. A escola como espaço de diferentes expressões apresenta aspectos adeptos ou desfavoráveis à prática da gestão democrática e que proporcionam ou coíbem o pensamento crítico. O sentido da política defende uma escola com condutas democráticas, espaço de experiências voltadas ao bem comum, manifestadas na liberdade e na participação. A representação política da Escola Arco-íris revela uma gestão com vivências adversas à democracia. Essa gestão atua de modo otimista, influencia outras decisões e o Estado utiliza tais características para comandar essas pessoas. A transformação da sociedade decorre de práticas democráticas, sustentadas por experiências de políticas que buscam a liberdade.

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Biografia do Autor

Édio Luís Bressan, Pesquisador Autônomo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). Especialista em MBA- Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ). Especialista em Docência no Ensino Superior e em Educação Interdisciplinar pelo Institucional Mato-grossense de Pós-Graduação (IMP). Graduado em Língua Estrangeira Inglês (Level- UP, curso livre). Graduado em História e em Pedagogia pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar). Docente efetivo nos municípios de Barra do Garças -MT e Aragarças -GO.

Joana Corrêa Goulart, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Educação  pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Doutora em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Especialista em Gestão Escolar (UFG-GO); em Formação Didático-Pedagógica para o Magisterio (UFU-MG); e  em Psicopedagogia (FAFI-MG). Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade de Rio Verde; e em CIÊNCIAS Licenciatura Curta pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Quirinópolis. Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis. Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Políticas Educacionais, Formação de Professores e avaliação institucional.

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

BRESSAN, Édio Luís; GOULART, Joana Corrêa. O sentido da política para um centro de ensino em tempo integral de ensino fundamental na cidade de Goiânia-GO. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e25614, 2025. DOI: 10.5585/2025.25614. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25614. Acesso em: 16 mar. 2025.

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