Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais

Autores

  • Bernadete Angelina Gatti USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v1i1.155

Palavras-chave:

pesquisa, perspectivas teóricas, práticas educacionais, produção científica

Resumo

Este texto coloca os métodos de investigação científica como algo concreto, que se constrói no próprio processo de investigação, no embate de idéias, perspectivas e teorias com a prática. Levanta algumas questões em torno do panorama da pesquisa em ciências humanas no Brasil, em particular na área da educação. Problemas de método acham-se inter-relacionados com os conteúdos específicos de áreas do conhecimento, com as formas de problematização assumidas e com os valores e atitudes esposados pelos pesquisadores. O exame deste inter-relacionamento faz parte do processo de produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernadete Angelina Gatti, USP

Doutora em Educação. Professora da USP, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

03.01.2008

Como Citar

GATTI, Bernadete Angelina. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 63–80, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v1i1.155. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/155. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios