A ascensão dos dados e a expansão da oferta de cursos de computação: desafios para a formação ética
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27571Palavras-chave:
desarrollo tecnológico, formación crítica, inteligencia artificial, responsabilidade, sociedad de datosResumo
A crescente oferta de cursos de graduação na Computação, mais especificamente em campos que envolvem o uso e processamento de imensos volumes de dados, como a Inteligência Artificial, destaca a urgência problematizar os valores presentes na formação dos futuros profissionais que desenvolvem essas tecnologias. A partir de um mapeamento destes cursos, realizado na plataforma E-mec, a pesquisa qualitativa aqui comunicada discute valores que estariam presentes na formação dos estudantes e potenciais riscos que emergem de suas escolhas e práticas profissionais ao longo do processo de desenvolvimento. Foi realizada uma análise de conteúdo do material e as discussões apresentadas foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva crítico-transformadora. O resultado aponta uma forte concentração desses cursos nas regiões Sul e Sudeste do país e um direcionamento técnico-formativo para a rápida inserção no mercado profissional, focalizando a concepção de “soluções” otimizadas e redimensionadas para atender interesses diversos. O estudo sugere a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais destes cursos para assegurar processos formativos que contribuam com a promoção de agentes morais responsáveis e um desenvolvimento tecnológico mais representativo dos valores e interesses da coletividade.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. Edição Kindle.
ALPAYDIN, E. Machine learning: the new AI. The MIT Press essential knowledge series. Cambridge, MA: MIT Press, 2016.
ALVES, C.; OLIVEIRA, R. Avaliação e ética: discursos em ação. In: OLIVEIRA, R. J.; LINS, M. J. S. C. (orgs.). Ética e educação: uma abordagem atual. Curitiba: CRV, 2009. p. 13-24.
Aristóteles. Ética a Nicômaco. Tradução: Maria Stephania da Costa Flores. 1. ed. São Paulo: Principis, 2021. Edição Kindle.
FEENBERG, A. O que é filosofia da tecnologia?. Simon Fraser University – SFU, 2016. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/Feenberg_OQueEFilosofiaDaTecnologia.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 fev. 2025.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. [s. l.], v. 35, n. 3, p. 23, 2010.
CASTELLS, M. O poder da comunicação. 20. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
COECKELBERGH, M. Artificial Intelligence, Responsibility Attribution, and a Relational Justification of Explainability. Science and Engineering Ethics, [s. l.], v. 26, n. 4, p. 2051–2068, 2020.
CORTELLA, M. S.; BARROS FILHO, C. Ética e vergonha na cara! Campinas: Papirus, 2015. Edição Kindle.
E-MEC. Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 22 jun. 2022.
FLORIDI, L. The Onlife Manifesto. In: FLORIDI, L. (ed.). The Onlife Manifesto. Cham: Springer, 2015. p. 7-13. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-04093-6_2.
FRANCHI, S.; GÜZELDERE, G. Mechanical Bodies, Computational Minds. In: Mechanical bodies, computational minds. Cambridge: The MIT Press, 2005. Disponível em: https://mitpress.mit.edu/books/mechanical-bodies-computational-minds. Acesso em: 10 abr. 2021.
GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 95–121, 2018.
GOERGEN, P. Educação moral hoje: cenários, perspectivas e perplexidades. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 737-762, out. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300006.
GOERGEN, P. D-05 - Ética e Cidadania - Pedro Goergen - (1/3). [S. l.: s. n.], 2010a. Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/37686_d-05-etica-e-cidadania-pedro-goergen-1-3.html. Acesso em: 14 out. 2024.
GOERGEN, P. D-05 - Ética e Cidadania - Pedro Goergen - (2/3). [S. l.: s. n.], 2010b. Disponível em: https://tvcultura.com.br/videos/37685_d-05-etica-e-cidadania-pedro-goergen-2-3.html. Acesso em: 14 out. 2024.
GOERGEN, P. Educação e democracia no contexto do capitalismo neoliberal contemporâneo. Educação, v. 43, n. 2, p. e36221–e36221, 26 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.36221.
INTERBRAND. Best global brands 2024. Disponível em: https://learn.interbrand.com/hubfs/Best-Global-Brands-2024-Report.pdf Acesso em: 3 fev. 2025.
LEE, K. Inteligência artificial. Rio de Janeiro, RJ: Globo Livros, 2019. Edição Kindle.
LEE, K.; QIUFAN, C. 2041: Como a inteligência artificial vai mudar sua vida nas próximas décadas. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2022. Edição Kindle.
LIMA, G.; FERREIRA, G.; CARVALHO, J. Automação na educação: caminhos da discussão sobre a inteligência artificial. Educação e Pesquisa, v. 50, p. 1, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273857por.
MOROZOV, E. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
OLIVEIRA, R. Argumentação: repensando as práticas educativas relacionadas à formação ética/moral do educando. In: OLIVEIRA, R. J.; LINS, M. J. S. C. (orgs.). Ética e educação: uma abordagem atual. Curitiba: CRV, 2009. p. 177-199.
O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o Big Data aumenta a desigualdade e ameaça à democracia. Tradução de Alexandre Werneck. Santo André: Rua do Sabão, 2020.
PENTEADO, A. Ético é discutir ética: pensando as possibilidades de introduzir os alunos nos debates que organizam as instituições escolares. In: OLIVEIRA, R. J.; LINS, M. J. S. C. (orgs.). Ética e educação: uma abordagem atual. Curitiba: CRV, 2009. p. 13-24.
SANTOS, B. de S. O fim do império cognitivo a afirmação das epistemologias do sul. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85–103.
SILVA, R. C. F. D.; CARVALHO, J. D. S. Algoritmos e Fake News: a importância da formação crítica de graduandos de TI. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 1826–1847, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/56164. Acesso em: 17 fev. 2025.
UNESCO. Inteligência Artificial: Entre o Mito e a Realidade. O Correio da UNESCO, julho-setembro 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386670. Acesso em: 3 jun. 2024.
VÁZQUEZ, A. Ética. Trad. João Dell’Anna. 38. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
WE ARE SOCIAL. Digital 2024: Global digital year book. 2024. Disponível em: https://wearesocial.com/us/blog/2024/01/digital-2024-5-billion-social-media-users/. Acesso em: 14 out. 2024.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021. Edição Kindle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberto Cardoso Freire da Silva, Jaciara de Sá Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 41
- pdf 9
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 304417/2022-0 -
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números do Financiamento E-26/200.213/2023