A ascensão dos dados e a expansão da oferta de cursos de computação: desafios para a formação ética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27571

Palavras-chave:

desarrollo tecnológico, formación crítica, inteligencia artificial, responsabilidade, sociedad de datos

Resumo

A crescente oferta de cursos de graduação na Computação, mais especificamente em campos que envolvem o uso e processamento de imensos volumes de dados, como a Inteligência Artificial, destaca a urgência problematizar os valores presentes na formação dos futuros profissionais que desenvolvem essas tecnologias. A partir de um mapeamento destes cursos, realizado na plataforma E-mec, a pesquisa qualitativa aqui comunicada discute valores que estariam presentes na formação dos estudantes e potenciais riscos que emergem de suas escolhas e práticas profissionais ao longo do processo de desenvolvimento. Foi realizada uma análise de conteúdo do material e as discussões apresentadas foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva crítico-transformadora. O resultado aponta uma forte concentração desses cursos nas regiões Sul e Sudeste do país e um direcionamento técnico-formativo para a rápida inserção no mercado profissional, focalizando a concepção de “soluções” otimizadas e redimensionadas para atender interesses diversos. O estudo sugere a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais destes cursos para assegurar processos formativos que contribuam com a promoção de agentes morais responsáveis e um desenvolvimento tecnológico mais representativo dos valores e interesses da coletividade.

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Biografia do Autor

Roberto Cardoso Freire da Silva, Universidade Estácio de Sá

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Pesquisador no Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
Vice-Líder do grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec)

Jaciara de Sá Carvalho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Bolsista Pq2 do CNPq e JCNE da FAPERJLíder do Grupo Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec)

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

SILVA, Roberto Cardoso Freire da; CARVALHO, Jaciara de Sá. A ascensão dos dados e a expansão da oferta de cursos de computação: desafios para a formação ética. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e27571, 2025. DOI: 10.5585/2025.27571. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27571. Acesso em: 16 mar. 2025.

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