A ascensão dos dados e a expansão da oferta de cursos de computação: desafios para a formação ética
DOI :
https://doi.org/10.5585/2025.27571Mots-clés :
desarrollo tecnológico, formación crítica, inteligencia artificial, responsabilidade, sociedad de datosRésumé
A crescente oferta de cursos de graduação na Computação, mais especificamente em campos que envolvem o uso e processamento de imensos volumes de dados, como a Inteligência Artificial, destaca a urgência problematizar os valores presentes na formação dos futuros profissionais que desenvolvem essas tecnologias. A partir de um mapeamento destes cursos, realizado na plataforma E-mec, a pesquisa qualitativa aqui comunicada discute valores que estariam presentes na formação dos estudantes e potenciais riscos que emergem de suas escolhas e práticas profissionais ao longo do processo de desenvolvimento. Foi realizada uma análise de conteúdo do material e as discussões apresentadas foram desenvolvidas a partir de uma perspectiva crítico-transformadora. O resultado aponta uma forte concentração desses cursos nas regiões Sul e Sudeste do país e um direcionamento técnico-formativo para a rápida inserção no mercado profissional, focalizando a concepção de “soluções” otimizadas e redimensionadas para atender interesses diversos. O estudo sugere a relevância das Diretrizes Curriculares Nacionais destes cursos para assegurar processos formativos que contribuam com a promoção de agentes morais responsáveis e um desenvolvimento tecnológico mais representativo dos valores e interesses da coletividade.
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