A pesquisa na produção Do conhecimento: Questões metodológicas

Autores

  • Maria da Glória Marcondes Gohn UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.416

Palavras-chave:

Investigação social. Metodologias e métodos. Pesquisa educacional.

Resumo

O artigo faz uma reflexão sobre o papel da pesquisa nas Ciências Humanas, delineia elementos básicos para a elaboração de um projeto de pesquisa e problematiza o tema da prática da pesquisa na área da Educação, destacando o papel do professor/pesquisador. Seu objetivo central é contribuir para a refl exão sobre o papel da pesquisa na produção de conhecimento crítico, num processo qualifi cado de saber, voltado para a compreensão e transformação da realidade, bem como o compromisso social dos pesquisadores com o repasse dos conhecimentos produzidos à sociedade e aos sujeitos informantes da investigação.

Downloads

Biografia do Autor

Maria da Glória Marcondes Gohn, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Downloads

Publicado

07.02.2008

Como Citar

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A pesquisa na produção Do conhecimento: Questões metodológicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 253–274, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.416. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/416. Acesso em: 3 maio. 2025.
Citations
  • Citation Indexes: 1
Captures
  • Readers: 4
Visualizações
  • Resumo 1936
  • PDF 4249