A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo do estado de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.25986Palavras-chave:
educação do campo, formação docente, projeto político pedagógico, tempo comunidade, tempo universidadeResumo
O Curso de Licenciatura em Educação do Campo visa formar professores sensíveis para atuarem com respeito frente às experiências e expectativas da vida no campo a partir de um processo interdisciplinar e baseado em dois espaços/tempos formativos. Neste sentido de Alternância, no Tempo Universidade (TU) os licenciandos participam das aulas e outras atividades acadêmicas na Instituição de Ensino Superior e no Tempo Comunidade (TC) desenvolvem trabalhos em comunidades rurais para se familiarizarem com seu futuro campo de atuação, as escolas do campo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como a formação por Alternância tem sido contemplada nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo do Estado de Goiás. Os dados foram construídos a partir da Análise Documental dos PPP; estes, por sua vez, foram analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, definindo-se categorias a posteriore. Os PPP dos Cursos apresentaram como objetivos a formação de professores de Ciências da Natureza aptos a promover o contato dos licenciandos dos Cursos com os conhecimentos científicos a partir da valorização da cultura e conhecimentos do campo. Apresentam formas diferentes de organizar a Alternância, mas com um mesmo objetivo, promover ações que vão permitir aos futuros professores relacionarem a teoria com a prática. Portanto, a formação mediante a Alternância tem muito a contribuir com a formação dos professores do campo.
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