A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo do estado de Goiás

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/2025.25986

Mots-clés :

educação do campo, formação docente, projeto político pedagógico, tempo comunidade, tempo universidade

Résumé

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo visa formar professores sensíveis para atuarem com respeito frente às experiências e expectativas da vida no campo a partir de um processo interdisciplinar e baseado em dois espaços/tempos formativos. Neste sentido de Alternância, no Tempo Universidade (TU) os licenciandos participam das aulas e outras atividades acadêmicas na Instituição de Ensino Superior e no Tempo Comunidade (TC) desenvolvem trabalhos em comunidades rurais para se familiarizarem com seu futuro campo de atuação, as escolas do campo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como a formação por Alternância tem sido contemplada nos Projetos Político Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo do Estado de Goiás. Os dados foram construídos a partir da Análise Documental dos PPP; estes, por sua vez, foram analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, definindo-se categorias a posteriore. Os PPP dos Cursos apresentaram como objetivos a formação de professores de Ciências da Natureza aptos a promover o contato dos licenciandos dos Cursos com os conhecimentos científicos a partir da valorização da cultura e conhecimentos do campo. Apresentam formas diferentes de organizar a Alternância, mas com um mesmo objetivo, promover ações que vão permitir aos futuros professores relacionarem a teoria com a prática. Portanto, a formação mediante a Alternância tem muito a contribuir com a formação dos professores do campo.

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Renata José de Melo, Universidade Federal de Catalão

Graduada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018), habilitação em Ciências da Natureza na Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica-Licenciatura (Prolicen). Integrante do núcleo de extensão e pesquisa em Educação e desenvolvimento do campo (Nepcampo). Temas de interesse: Educação do campo, Ciências da Natureza, Juventude, Educação Ambiental. Mestra em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação (PPGEDUC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, área de Concentração Educação. Linha de Pesquisa: Leitura, Educação e Ensino de Língua Materna e Ciências da Natureza . Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).Participa das atividades do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores GEPEEC da Universidade Federal de Catalão/UFCAT- CNPq.

Fernanda Welter Adams, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Especialista em Educação Especial - Ênfase em Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa (2020). Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" (2015). Licenciada em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão, onde foi Bolsista PIBID, licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia (IESA) (2018), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil. Colaboradora do Programa nacional de fomento à equidade na formação de professores da Educação Básica Parfor-Equidade (Edital Capes N.23/2023), Curso de Licenciatura Especial Em Educação Do Campo (Ledoc/Ufba). Atua no grupo de pesquisa - GEPEEC da UFCAT. Possui experiência como professora do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado com o Técnico e Ensino Superior, bem como coordenadora pedagógica. Experiência como Supervisora do Pibid vinculado ao IFGoiano/Campus Morrinhos. Dedica-se ao estudo do ensino de Química e Ciências, Currículo; Políticas Públicas e Formação de Professores de Química e Ciências, Estágio Supervisionado e Educação Especial.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão

Licenciada e Bacharel (1995) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão, na área de Ensino de Química, atuando na Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências da Natureza e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Membro do NDE - Educação do Campo, Coordenadora Institucional do Pibid (desde 2022) e Coordenadora Geral de Estágios da UFCAT. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018-2022). Experiência na área da Ensino de Ciências da Natureza, com ênfase em Formação de Professores. Vice-Líder/Fundadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC/UFG. Atua principalmente com projetos de Pesquisa e Extensão nos seguintes temas: processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da Educação do Campo; Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); Educação Ambiental; estratégias de Divulgação Científica; e a contribuição da extensão universitária para a formação docente.

 

Références

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Publiée

2025-03-12

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MELO, Renata José de; ADAMS, Fernanda Welter; NUNES, Simara Maria Tavares. A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo do estado de Goiás. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e25986, 2025. DOI: 10.5585/2025.25986. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25986. Acesso em: 16 mars. 2025.

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