A convivência escolar e o bullying: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.25916Palavras-chave:
Bullying escolar, convivência, práticas pedagógicasResumo
O bullying é compreendido como uma manifestação de violência que afeta os aspectos cognitivos e emocionais das crianças e, em consequência, prejudica a convivência escolar, por isso necessita do desenvolvimento de intervenções capazes de minimizar esses impactos. Uma das alternativas pensadas neste artigo é a inserção de práticas pedagógicas no cotidiano das aulas visando a promoção da convivência escolar. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou descrever os resultados de uma intervenção que buscou fomentar a promoção da convivência escolar entre os alunos matriculados em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na região meio oeste do estado de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A análise de dados foi realizada por meio da interpretação e categorização dos resultados, associando-os com referenciais teóricos da Psicologia Moral. Por meio do desenvolvimento da pesquisa, foi possível fornecer subsídios teóricos e práticos para estudantes, bem como oferecer oportunidades de incentivo para a resolução de conflitos, melhora nas relações interpessoais e ampliação de conhecimentos acerca da problemática.
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