Ser mulher para crianças: indicativos de um sistema representacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26769

Palavras-chave:

mulher, representações sociais, criança, escola pública

Resumo

Neste artigo temos como objetivo identificar as representações sociais do ser mulher construídas por crianças matriculadas em escolas públicas do Recife-PE. Representações sociais são entendidas como formas compartilhadas, dinâmicas e funcionais de explicar o mundo. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa delineada como estudo de campo, da qual participaram 20 crianças matriculadas no quarto e no quinto anos do ensino fundamental. Para coleta de dados, utilizamos a prática do desenho e a entrevista semiestruturada, analisados com suporte da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram representações sociais do ser mulher numa tríade de elementos mãe/trabalhadora/guerreira. Na maior parte das justificativas para a elaboração dos desenhos, as crianças representam o ser mulher tomando como referência a própria mãe, em seu contexto de vida e trabalho. Em face dos resultados, indicamos o ser mulher, para crianças, como um campo simbólico para o qual convergem vários elementos que formam um sistema de representações. A pesquisa aqui relatada ratificou o conceito de sistema representacional como representações intricadas. Os achados evidenciam a necessidade de maiores discussões sobre temáticas pouco abordadas no âmbito escolar a fim de que os professores possam problematizá-las e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva no que se refere a diferentes questões relacionadas à diversidade social.

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Biografia do Autor

Alanna Tuylla Dantas Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Educação na linha de Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular (desde 2024). Discente do curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas: Práticas Educacionais – Fundação Joaquim Nabuco. Professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Universidade Federal de Pernambuco (2022). Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista-pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco (2016-2019).

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). Linha de pesquisa: Formação de Professores e Prática Pedagógica. Coordenadora do grupo de Pesquisa: Educação e Representações Sociais

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

FIGUEIREDO, Alanna Tuylla Dantas; MACHADO, Laêda Bezerra. Ser mulher para crianças: indicativos de um sistema representacional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e26769, 2025. DOI: 10.5585/2025.26769. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26769. Acesso em: 16 mar. 2025.

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