Correntes pedagógicas, educação profissional e os saberes docentes: um estudo sobre o perfil do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.27209

Palavras-chave:

correntes pedagógicas, formação docente, saberes docentes

Resumo

Nas práticas pedagógicas podem se manifestar temas organizados, a partir de diferentes perspectivas de saberes teóricos, além dos saberes experienciais docentes. Este estudo trata de uma discussão sobre os saberes docentes e as correntes pedagógicas fundamentadas nos estudos das ciências da educação, para a compreensão das estratégias de diferentes metodologias educacionais que se desenvolvem no processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos desta pesquisa são identificar as diferentes correntes pedagógicas que fundamentam os saberes e o trabalho docente; e descrever as linhas educacionais formadoras de diferentes práticas docentes. Fundamenta-se em pesquisas sobre saberes e trabalho docente, segundo Tardif, e nas contribuições teóricas das ciências educacionais. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, tem como base o estudo das correntes pedagógicas, segundo Libâneo e Mizukami, que tratam, respectivamente, das tendências educacionais do século XX e das abordagens teóricas do processo de ensino, a fim de se identificar metodologias do trabalho docente, por meio de uma análise temática com base na classificação proposta por esses autores. São relevantes as contribuições das ciências da educação e estudos pedagógicos que fundamentam as metodologias educacionais do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS

Doutor em educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie, SP; professor pesquisador no programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do CEETEPS.

Rosália Maria Netto Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); professora pesquisadora no programa de pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (UPEP), do CEETEPS.

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

RAMIREZ, Rodrigo Avella; PRADOS, Rosália Maria Netto. Correntes pedagógicas, educação profissional e os saberes docentes: um estudo sobre o perfil do professor. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e27209, 2025. DOI: 10.5585/2025.27209. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27209. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

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Artigos
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