Correntes pedagógicas, educação profissional e os saberes docentes: um estudo sobre o perfil do professor
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.27209Palavras-chave:
correntes pedagógicas, formação docente, saberes docentesResumo
Nas práticas pedagógicas podem se manifestar temas organizados, a partir de diferentes perspectivas de saberes teóricos, além dos saberes experienciais docentes. Este estudo trata de uma discussão sobre os saberes docentes e as correntes pedagógicas fundamentadas nos estudos das ciências da educação, para a compreensão das estratégias de diferentes metodologias educacionais que se desenvolvem no processo de ensino e aprendizagem. Os objetivos desta pesquisa são identificar as diferentes correntes pedagógicas que fundamentam os saberes e o trabalho docente; e descrever as linhas educacionais formadoras de diferentes práticas docentes. Fundamenta-se em pesquisas sobre saberes e trabalho docente, segundo Tardif, e nas contribuições teóricas das ciências educacionais. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, tem como base o estudo das correntes pedagógicas, segundo Libâneo e Mizukami, que tratam, respectivamente, das tendências educacionais do século XX e das abordagens teóricas do processo de ensino, a fim de se identificar metodologias do trabalho docente, por meio de uma análise temática com base na classificação proposta por esses autores. São relevantes as contribuições das ciências da educação e estudos pedagógicos que fundamentam as metodologias educacionais do trabalho docente.
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