Experiência estética na relação entre o professor e a criança bem pequena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2025.26511

Palavras-chave:

criança bem pequena, experiência estética, educação infantil, primeira infância, relação professor-criança

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de compreender a relação entre o professor e a criança bem pequena a partir da experiência estética. Buscou-se identificar, na perspectiva de Rudolf Steiner e Emmi Pikler, o lugar da experiência estética para os professores que atuam com crianças de 0 a 3 anos. A pesquisa empírica qualitativa seguiu a metodologia fenomenológica em duas pré-escolas privadas e uma creche pública. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a observação de professores e de crianças bem pequenas, registros em diário de campo e entrevista semiestruturada. A análise de dados seguiu a proposição de Moustakas (1994) para chegar à essência do fenômeno da experiência estética na relação entre o professor e a criança. Os resultados demonstram que, ao criar ambientes humanizados e de acolhimento para a criança, são cultivadas as primeiras experiências estéticas que constroem relações sensíveis no tempo e no espaço delas. Por outro lado, a sensibilidade do professor pode ser desenvolvida na formação docente. O professor pode tornar-se consciente da relação estética, e, nesse sentido, a relação com as crianças assume um significado próprio baseado na escuta e nos movimentos cheios de sentido. Ao abrir-se para o entorno, respeitando o ambiente ao seu redor, o professor pode dar voz às crianças.

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Biografia do Autor

Felicia Siemsen, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, e especialização em Pedagogia Waldorf, Florianópolis. Bacharel em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, Curitiba. Professora de crianças bem pequenas na Turmalina Escola Waldorf, Curitiba (PR) entre 2007 e 2018. Tutora pedagógica de jardins de infância Waldorf e docente em cursos de formação de professores na abordagem pedagógica de Rudolf Steiner. Mestre em Educação (2022) e doutoranda no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná dedicando-se às áreas da Primeira Infância, Educação Infantil, Estética e Desenvolvimento Humano.

Tania Stoltz, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti, Paraná (1987), Bacharel em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1984). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992). Doutora em Educação (Psicologia Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Pós-Doutorado pelos Archives Jean Piaget, Suíça (2007), Pós- Doutorado pela Alanus Hochschule, Alemanha (2012) e Pós-Doutorado pela Witten-Herdecke Universität (2024). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e a Alanus University em Alfter, Bonn (Alemanha), desde 2008. Bolsista Produtividade do CNPq.

 

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Publicado

12.03.2025

Como Citar

SIEMSEN, Felicia; STOLTZ, Tania. Experiência estética na relação entre o professor e a criança bem pequena. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 72, p. e26511, 2025. DOI: 10.5585/2025.26511. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26511. Acesso em: 16 mar. 2025.

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