A história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas

Autores

  • Rosângela Pereira de Oliveira Universidade Federal do Mato-Grosso
  • Ozerina Victor de Oliveira Universidade Federal do Mato-Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.8309

Palavras-chave:

Decolonial. Educação do Campo. Escola Estadual Comunitária Rural Colatina. Pedagogia da Alternância.

Resumo

O texto relata pesquisa sobre a história da Escola Estadual Comunitária Rural Colatina (EECOR). A problematização centra-se no debate sobre a possibilidade de uma escola vinculada ao Estado constituir-se em perspectiva decolonial e na compreensão das estratégias de construção de um processo investigativo com esse sentido. O suporte epistemológico da pesquisa está relacionado à análise histórico-crítica, a história como movimento no qual os processos sociais se relacionam e se transformam intrinsecamente, numa abordagem teórica que se alinha às concepções das epistemologias do Sul e da pedagogia freiriana. A metodologia do estudo compreendeu uma abordagem qualitativa com uso de pesquisa participante, numa perspectiva teórica e prática que assume a investigação como produção coletiva de conhecimento. Os instrumentos escolhidos foram a análise de documentos e as entrevistas narrativas com os principais protagonistas do processo de constituição da escola, a partir das quais foram constituídas as categorias de análise. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância pode fornecer práticas de resistência que contribuem com a construção de uma perspectiva decolonial para a Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Pereira de Oliveira, Universidade Federal do Mato-Grosso

Licenciada em História pela FAPA - Faculdades Porto Alegrenses (2007). Mestra em educação pela UNEMAT - Universidade Estadual do Mato Grosso (2012). Especialista em Pedagogia da Alternância pelo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Barra de São Francisco. Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato-Grosso

Ozerina Victor de Oliveira, Universidade Federal do Mato-Grosso

Graduada em Pedagogia (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015), com pesquisa em currículo e educação do campo. Atualmente é professora associada da UFMT, editora da Revista de Educação Pública e atua como docente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Suas pesquisas enfocam a política de currículo, abordando os seguintes temas: currículo e diferença, reformas curriculares, currículo e inclusão, currículo dos cursos de licenciatura no ensino superior. currículo e relações raciais e currículo e educação do campo.

Downloads

Publicado

31.08.2018

Como Citar

OLIVEIRA, Rosângela Pereira de; OLIVEIRA, Ozerina Victor de. A história da escola estadual comunitária rural de Colatina: relatos de protagonistas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 87–108, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.8309. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8309. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos