O princípio responsabilidade e a educação: aportes freirianos para uma compreensão ecopedagógica da heurística do temor em Hans Jonas

Autores

  • Juliano Peroza PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.8485

Palavras-chave:

Conscientização, Ecopedagogia, Educação, Ética da Responsabilidade, Heurística do Temor

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a ética da responsabilidade do filósofo alemão Hans Jonas, especificamente a partir da sua concepção de heurística do temor em diálogo com o pensamento de Paulo Freire. A reflexão objetiva compreender a expressão heurística do temor a fim de interpretar a contribuição do seu significado com algumas proposições pedagógicas para contribuir com as discussões sobre ética, responsabilidade e a ação educativa. A metodologia da abordagem é de cunho bibliográfico e hermenêutico. Discute-se que a educação pode assumir essa tarefa de produção intencional da representação dessa imagem do temor que ainda não foi experimentado, de modo que a mesma traduza em aspectos político-pedagógicos seus reais propósitos de problematizar conjunturas e conscientizar a partilha global da responsabilidade. Propõe-se, com base em Paulo Freire, uma educação conscientizadora, uma ecopedagogia para a cidadania planetária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Peroza, PUCPR

Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF). Mestre e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é professor de Filosofia no Instituto Federal de Educação,, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARISTÓTELES. Metafísica. 2 ed. Trad. Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2012.

DICKMANN, Ivo. Pedagogia da (in)disciplina ambiental: desafios político-pedagógicos na formação de educadores ambientais no ensino superior. In: Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, Edição especial XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental, set. 2017, p. 55-70.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

______. Política e educação: Ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra: Ecopedagogia e Educação Sustentável. In: TORRES, Carlos A (Org.). Paulo Freire y la agenda de la educación latinoamericana en el siglo XXI. Buenos Aires: CLACSO, 2002, p. 81-132)

HOEPERS, Ricardo. O princípio da responsabilidade de Hans Jonas e o imperativo de uma ética para a educação (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: PUCPR, 2005.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto; Ed. PUC-Rio, 2006.

OLIVEIRA, Jelson. Compreender Hans Jonas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

OLIVEIRA. Manfredo A. (org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

______. Ética, direito e democracia. São Paulo: Paulus, 2010.

SGANZERLA, Anor. Natureza e responsabilidade: Hans Jonas e a biologização do ser moral (Tese de Doutorado). Programa de Pós-graduação em Filosofia e Metodologia das Ciências. Universidade Federal de S. Carlos. São Carlos, SP: UFSCar, 2012.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. Trad. João Dell’Anna. 35 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

ZANCANARO, Lourenço. Por uma ética do cuidado e da responsabilidade. In: Revista do IHU online, agosto de 2011. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4032&secao=371>. Acesso em 21 de julho de 2015.

Downloads

Publicado

24.10.2019

Como Citar

PEROZA, Juliano. O princípio responsabilidade e a educação: aportes freirianos para uma compreensão ecopedagógica da heurística do temor em Hans Jonas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e8485, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.8485. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8485. Acesso em: 26 abr. 2024.