CAC-Redes: concepção e aplicação ao estudo da competição entre empresas do cluster vitivinicultor de São Roque

Rubens Gomes Gonçalves, José Celso Contador, José Luiz Contador, Walter Cardoso Satyro, Carlos Alberto de Domenico Florencio

Resumo


Qual a influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais na competitividade das empresas que operam em rede de negócio? Essa é a pergunta central do novo modelo de campos e armas da competição aplicado a rede de negócios (CAC-Redes), em desenvolvimento por Contador, que integra num todo coerente três perspectivas: Visão Baseada na Indústria, RBV e Visão Relacional considerando simultaneamente a posição competitiva da empresa, suas competências e seus vínculos sociais. A concepção do CAC-Redes é aqui apresentada ineditamente. A pesquisa de campo adotou o método hipotético-dedutivo proposto por Popper para corroborar as hipóteses estatísticas provenientes do CAC-Redes. Duas são suas principais contribuições, que justificam sua importância: preencher lacuna teórica, pois há poucos estudos relacionando competência organizacional e vínculos sociais com vantagem competitiva das empresas, e subsidiar o desenvolvimento e futura validação do CAC-Redes. 


Palavras-chave


Competitividade; Campos e armas da competição; Vínculos sociais; Cluster; Vinícolas.

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DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.14197

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