CAC-Redes: concepção e aplicação ao estudo da competição entre empresas do cluster vitivinicultor de São Roque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.14197

Palavras-chave:

Competitividade, Campos e armas da competição, Vínculos sociais, Cluster, Vinícolas.

Resumo

Qual a influência das competências organizacionais e dos vínculos sociais na competitividade das empresas que operam em rede de negócio? Essa é a pergunta central do novo modelo de campos e armas da competição aplicado a rede de negócios (CAC-Redes), em desenvolvimento por Contador, que integra num todo coerente três perspectivas: Visão Baseada na Indústria, RBV e Visão Relacional considerando simultaneamente a posição competitiva da empresa, suas competências e seus vínculos sociais. A concepção do CAC-Redes é aqui apresentada ineditamente. A pesquisa de campo adotou o método hipotético-dedutivo proposto por Popper para corroborar as hipóteses estatísticas provenientes do CAC-Redes. Duas são suas principais contribuições, que justificam sua importância: preencher lacuna teórica, pois há poucos estudos relacionando competência organizacional e vínculos sociais com vantagem competitiva das empresas, e subsidiar o desenvolvimento e futura validação do CAC-Redes. 

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Biografia do Autor

Rubens Gomes Gonçalves, Universidade Paulista (UNIP)

Mestre em Administração pela UNIP, pesquisa estratégia em redes. Professor Universitário na Faculdade Fernão Dias Pais (www.fernaodiaspais.com.br) em Osasco.

José Celso Contador, Universidade Paulista (UNIP)

Dr., Professor Livre-Docente da UNESP (1993), é professor universitário desde 1965, atuando no campo da Administração, PPGA - Progr. Pós-graduação da UNIP.

José Luiz Contador, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Dr., Livre-docência em Organização Industrial pela UNESP (1999). Atualmente, é pesquisador do CNPq na modalidade Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora. Atua nas áreas de Administração de empresa. Professor do PPGA - Prog. Pós-graduação em Administração do Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Walter Cardoso Satyro, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Dr. em Eng. de Produção pela UNIP, pesquia em Indústria 4.0, Prof. do PPGEP - Programa de Pós-graduação em Eng. de Produção / UNINOVE.

Carlos Alberto de Domenico Florencio, Universidade Paulista (UNIP)

Mestre em Administração pela UNIP - Universidade Paulista, na linha de pesquisa de Estratégia Empresarial. Professor Titular do Centro Universitário Ítalo Brasileiro.

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Publicado

10.06.2021

Como Citar

Gonçalves, R. G., Contador, J. C., Contador, J. L., Satyro, W. C., & Florencio, C. A. de D. (2021). CAC-Redes: concepção e aplicação ao estudo da competição entre empresas do cluster vitivinicultor de São Roque. Exacta, 19(2), 226–250. https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.14197

Edição

Seção

Artigos